O Ready to Go, concurso que premia novos talentos da moda durante o Minas Trend, chega à 12ª edição com 13 marcas apresentando coleções para o Verão 2019 em estande coletivo. O projeto, realizado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais (Sindivest-MG), tem a organização do TS Studio e curadoria de Terezinha Santos.

Nesta edição, seis marcas estreiam e outras sete estão expondo suas criações pelo segundo semestre consecutivo, como é o caso da Libertees, que tem as peças confeccionadas pelas detentas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte.

Conforme a empresária Marcella Mafra, uma das sócias do negócio, a visibilidade trazida pelo concurso no ano passado provocou mudanças. "Tivemos procura internacional pelas peças e estamos contando com o apoio da Fiemg para conseguir exportar. Além disso, neste ano, introduzimos o algodão na confecção, que dá uma alterada nas cores da estamparia", coloca.

Também pelo segundo semestre, a jovem Lavyne Rocha, da Lav, marca de lingerie, mostra os frutos do trabalho no Ready to Go. "Aconteceram muitas coisas boas neste um ano e meio de marca, mas são muitos detalhes. Quando comecei a trabalhar com lingerie não tinha ideia disso. Ainda tenho muito para aprender", revela a estilista, que declara que a inspiração continua sendo a mulher e o status conferido para a lingerie. 

Handmade

Dentre as marcas que participam desta edição, há muitas que prezam pelo trabalho manual nas peças, principalmente de bordado. Caso da estreante no concurso Dona Jandira. "Buscamos valorizar o trabalho manual, representando avós, tias que bordam, mas com uma pegada mais moderna", diz Urbano Ribeiro, estilista da grife, que tem sete meses de marca. 

O vencedor do concurso Ready to Go, que tem o tema Transformação, será conhecido nesta quarta-feira (18).

Leia mais:

Investimentos no Minas Trend atingem R$ 7,3 milhões nos últimos quatro anos

Desfile de abertura do Minas Trend celebra cerrado mineiro; veja as fotos

Grifes estreiam no line-up do Minas Trend; semana de moda agita a cidade

Mais de 200 marcas de moda estarão na 22ª edição do Minas Trend