De um lado, ingredientes-raiz da cultura brasileira. De outro, importados dos irmãos italianos que ganham toque e tempero mineiro para agradar o paladar de todos. Quem anotou no calendário e pretende marcar presença na Festa da Massa e no Festival Sabor de Minas, que acontecem neste fim de semana em Belo Horizonte, já pode preparar o estômago. Dentre os pratos que serão servidos nos eventos estão lasanhas, massas com molhos variados, frango com quiabo, pão com linguiça e, claro, o bom e velho arroz com pequi.

Um dos participantes confirmados na festa de rua, que desembarca nesta sexta-feira (27) na Praça da Liberdade, Zona Sul da cidade, o Restaurante Escola Promove levará dez quitutes já testados e aprovados. Alguns deles, inclusive, serão incluídos no cardápio do estabelecimento, que abre todos os dias. Chef responsável pelo restaurante, Carolina Amorim diz que ao elaborar o menu levou em conta aspectos bem regionais das duas culturas, sem deixar de lado o mais importante, que é agradar. "No caso da Itália, tentei resgatar elementos bem regionais, tornando-os acessíveis ao paladar dos convidados, mas, acima de tudo, delicados para serem saboreados na rua e também com preços justos", detalha. 

Pratos do Restaurante Escola Promove para Festa da Massa e o Festival Sabor de Minas

Chef Carolina Amorim, do Restaurante Escola Promove, elaborou dez pratos, dentre italianos e mineiros

Representante do lado de lá do Atlântico, um dos que prometem ser sucesso absoluto na festa é a lasanha de palmito pupunha. Releitura do prato típico, com massa, é uma legítima representante low carb, leve na medida e extremamente saborosa, garante a chef. Outro que pretende arrancar suspiros é o sanduíche de porchetta (ou leitoinha, na tradução para a língua mãe). Um dos pratos típicos da região do Lácio, onde está localizada Roma, a delícia tem pele de porco pururucada, cebolas caramelizadas e molho italiano.

Bem mineirinhos

Exemplar mineirinho, o arroz com pequi, feito com fruto de Montes Claros, no Norte de Minas, chega com promessa de ser uma das estrelas da festa. Pudera! Fora de época, a iguaria típica do cerrado brasileiro, deve fazer brilhar os olhos daqueles que amam a receita, ma perderam a safra. "Tivemos muita delicadeza e cuidado em armazená-lo para garantir um prato bem saboroso. Enquanto ninguém de BH tem pequi, nós teremos", brinca a chef Carolina Amorim. 

O tradicional tropeiro também não ficou de fora. Acompanhado de arroz branco, chega repaginado na companhia de costelinha de porco prensada e desfiada e de banana frita. "Buscamos valorizar o terroir de Minas com ingredientes bem típicos, mas ao mesmo tempo dando toques interessantes, especiais", comenta a chef, que coordena o restaurante escola.

Variedade

Chef, escritora e crítica gastronômica, a mineira Adelaide Engler é outra participante de peso que participará do evento em BH. De volta à capital mineira, ela pretende levar a experiência dos 20 anos de profissão com quatro italianos e uma refeição completa 100% mineira. Sanduíches de polpetone, vegetariano e com molho de azeitonas trituradas e uma espécie de palha italiana com amêndoas irão representar a Itália. Do lado mineiro, o menu chega com bolinho de arroz, feijoada e pé de moleque. 

"Adoro festas de rua e com esse friozinho, então... Parece que chegou para abrir o paladar dos clientes. Vou preparar pratos bem saborosos e que não sejam estranhos aoos hábitos mineiros. Tudo de muito fácil experimentação", garante. 

Pratos do Restaurante Escola Promove para Festa da Massa e o Festival Sabor de Minas

Adelaide Engler pretende fazer bonito com pratos típicos da Itália, como o sanduíche de polpeta

A Festa da Massa e o Festival Sabor de Minas acontecem nos próximos dias 27, 28 e 29, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Outros chefs que participam do evento são Pedro Guerra, Jackson Cabral, Ricardo Nemer e João Paulo Borges. A programação inclui apresentações musicais e de dança. Os pratos custarão entre R$ 15 e R$ 40.

Confira o menu completo do Restaurante Escola Promove:

- Festa da Massa:

  • Sanduíche de porchetta
  • Lasanha de palmito pupunha
  • Lasanha à bolonhesa
  • Penne (tradicional ou integral) com molhos de queijo, pesto ou bolonhesa
  • Carolinas (ou profiteroles)

- Festival Sabor de Minas:

  • Tropeiro
  • Sanduíche de linguiça
  • Franguinho desossado com quiabo e angu
  • Arroz com pequi
  • Pudim de leite

Serviço:

Festa da Massa - 27 e 28/04
27/04 (sexta) - 18h às 22h
Shows - Papagaio Elétrico e Gláucia Barbosa

28/04 (sábado) - 12h às 22h
Shows - U2 Latin American Cover, Grupo de Dança La Serenissima e Jesus Henrique

Festival Sabor de Minas - 29/4
29/04 (domingo) - 12h às 22h
Shows - Keila Vilaça, Tânia Azze e Claúdio Venturini e Telo Borges

 

Pratos do Restaurante Escola Promove para Festa da Massa e o Festival Sabor de Minas

Delícias que serão levadas à festa preserva identidade do país da bota e da cozinha mineira

Leia mais:

Festa da Massa e festival de comida mineira prometem mais sabor ao próximo fim de semana em BH