Uma cor que representa o mistério, simboliza o mundo metafísico, remete à nobreza e ao poder. Bem no fim de 2017, o violeta foi escolhido pela Pantone, empresa provedora de soluções digitais e linguagem profissional de cores padronizadas, como a Cor do Ano de 2018.

A indicação do tom ideal para os próximos 12 meses é uma tradição que já completou 19 anos. Para 2018, a Pantone propõe o Ultra Violet, evocando originalidade, empoderamento e um pensamento visionário que aponta em direção ao futuro.

“Experts de cor de diversas áreas do mercado, de vários lugares do mundo, se unem e definem nove tendências, onde percebemos um viés. O mais importante do momento são as cores de vinho intensas e as da família dos roxos, lilases e violetas”, já revelava ao Hoje em Dia, a CEO da Pantone no Brasil, Blanca Lliahnne, em passagem recente por Belo Horizonte.

A decisão da Pantone para a cor do ano não é uma aleatória escolha e sim reflexo de trabalho realizado em tempo integral. “Ela se tornou muito mais do que uma tendência no mundo do design e da moda; agora é o resultado de uma reflexão e da identificação daquilo que está em falta no mundo atual”, observa Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute.

Ultra Violet, Pantone, Cor 2018


Usabilidade

Definida a tonalidade predominante pelos próximos 365 dias, surgem as dúvidas de como aplicá-la na moda e na beleza, principalmente. Ainda mais uma cor tão conhecida por figurar somente nas coleções de Outono/Inverno, e, também, nas festividades do Dia das Bruxas.

Conforme Looh Rocha, maquiadora e cabeleireira do salão Tom Beauty, no bairro de Lourdes, em BH, o tom casa bem com todo tipo de pele, mas é preciso atenção. “Nos olhos, para não ficar tipo Halloween, aplique a sombra no côncavo, sempre esfumando. Já para valorizar mais o sorriso, sugiro apostar em um batom roxo bem passado”, ensina.

O maquiador oficial da Natura, Marcos Costa, concorda que o Ultra Violet harmoniza bem com vários tons de pele, até por ser uma mistura de azul com vermelho.

Para as marinheiras de primeira viagem na maquiagem, a sugestão do expert é usar o tom em apenas uma parte do rosto, sendo o batom geralmente o mais fácil. “Pode ser também um esfumado nos olhos ou em um make nude, utilizando a cor violeta como delineador”, diz.

Já as que entendem tudo de maquiagem podem se jogar nas cores. “Um batom púrpura com sombra laranja, por quê não?”, brinca Marcos Costa. 

Ultra Violet, Pantone, Cor 2018

Processo de Escolha

Há 19 anos, a cor definida pela Pantone influencia o desenvolvimento de produtos e decisões de compras em indústrias como a de moda, decoração e embalagens. Veja, abaixo, as escolhidas na última década e a deste ano.

Cores Pantone