Uma é estilista e a outra, modelista. Ambas, mineiras. Hellen Formaggini, de 25 anos, e Simone Soares, de 52, formam uma das 12 duplas de estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que participam da edição 2017 do Brasil Fashion, projeto de fomento a novos talentos da moda e à educação voltada para o setor.

Croqui Hellen Formaggini

Croqui da coleção de Hellen e Simone

Já graduada em Design de Moda pela Universidade Fumec desde o primeiro semestre de 2016, Hellen sentia necessidade do aprendizado do “chão de fábrica”. Por isso, a opção pelo curso técnico em Confecção do Vestuário no Senai Modatec. 

“Na faculdade, temos um ensino muito teórico, voltado para a área da criação. Precisava conhecer o processo de fazer a roupa”, explica a designer.
Para Simone Soares, a escolha pelo Senai foi feita pela oportunidade de aprimorar conhecimentos. Costureira “desde sempre”, ela atua como pilotista (aquela que desenvolve a peça piloto pensada pelo estilista para a aprovação do modelo) em grifes de moda festa mineiras. 

No entanto, Simone busca mais para a própria carreira, quer ampliar a base de saberes de modelagem que tem e aperfeiçoar a técnica. “Quero ser uma especialista em modelagem, pegar a forma certa de fazer”, revela.

Logo que iniciou os estudos no Senai, Hellen pensou em se inscrever no projeto e conta que, mesmo não sendo tão próxima a Simone na época, fez o convite para que ela participasse da tentativa.

“Ela é minha colega de sala e sempre observei que tinha peças primorosas em acabamento. Apesar da nossa diferença de idade, formamos uma dupla muito legal. Aprendo com ela um pouco todos os dias. Criamos uma boa amizade”, coloca a jovem.

Simone Soares e Lino Villaventura

Simone recebeu toques essenciais de modelagem do estilista Lino Villaventura


Processo

O Senai Brasil Fashion proporciona aos estudantes dois meses de coaching com renomados profissionais da moda brasileira, além do acesso a palestras e rodas de conversas. 

O projeto Senai Brasil Fashion é realizado pela agência Samba MKT ao Vivo e, por meio do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, unidade do Senai, tem como propósito fortalecer a educação profissional de moda no Brasil

Ao fim do processo, programado para 27 de novembro, todas as duplas apresentarão uma minicoleção de três peças em um desfile no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no qual estarão presentes jornalistas, empresários e formadores de opinião do mercado da moda.

O estilista mineiro Ronaldo Fraga e os colegas Lenny Niemeyer, Alexandre Herchcovitch e Lino Villaventura são o quarteto de coaches desta que é a quarta edição do projeto.

A dupla mineira foi selecionada por Villaventura que, já no primeiro encontro, encantou-se com a segurança demonstrada por Hellen.

“Os estilistas vêm sempre com uma ansiedade de demonstrar criatividade, que às vezes você tem que dar uma segurada para tornar o trabalho mais harmonioso. Mas a Hellen é muito segura, sabe o que está fazendo”, destaca.

A modelagem realizada por Simone também foi ressaltada por Lino. “É uma modelista também muito segura, que apresenta ótimo acabamento, uma característica dos mineiros”, diz.

Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga

Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga são os estilistas que orientam os estudantes do Senai no projeto Brasil Fashion


Identidade

O papel do coach no Senai Brasil Fashion, além de mostrar a realidade da profissão, é orientar o trabalho dos estudantes. Para Lino Villaventura, é importante que a identidade de quem está fazendo seja preservada.

“Não se pode forçar uma história. Os looks têm que ter a personalidade de quem está fazendo, serem originais. Precisamos disso na moda brasileira atualmente”, expõe.

Uma característica admirada pela designer Hellen Formaggini. “Apesar de o trabalho do Lino, que considero mais over e voltado para uma mulher mais sexy, ser totalmente diferente do meu, que tem design mais limpo e contemporâneo, ele somou muito, fez minha coleção crescer. Tudo o que aprendi com ele vou levar para sempre em meu trabalho”, afirma a jovem estilista.

Leia mais:

Casamento de Marina Ruy Barbosa e Xandinho Negrão influenciará futuras celebrações

Marca mineira Victor Dzenk comemora 25 anos em busca de renovação

Minas dos bordados: handmade de luxo encanta consumidores e mercado internacional