Se só de pensar em ovo de Páscoa a silhueta já reclama, melhor ter cautela. Mas ninguém está falando aqui em abstinência de chocolate. Saiba que dá para aproveitar o domingo mais doce do ano sem peso na consciência e o melhor, com sabor e saúde. Cada vez mais populares, receitas sem açúcar, lactose, glúten e produtos de origem animal prometem fazer sucesso no feriado deste ano.

Especialista em confeitaria fit, ou seja, em doces mais “magros”, Camilla Resende, proprietária da Cup Fit, em Belo Horizonte, diz que é possível manter o sabor do produto mesmo com a substituição de ingredientes originais, considerados essenciais no preparo.

“Quem fecha a cara para esse tipo de receita é quem realmente nunca experimentou. Basta provar para perder o trauma”, brinca a confeiteira, que produz ovos de Páscoa low carb (baixo teor de carboidratos) e, portanto, sem farinhas refinadas, e fit, isentos de glúten e lactose.

Ela explica que, no caso dos low carb, queridinhos do momento, a ideia é substituir as farinhas brancas por opções mais saudáveis, como as de nozes e amêndoas. “De fato é uma linha mais cara, já que leva ingrediente ainda pouco popular como o xilitol, adoçante natural”, explica.

O resultado, garante, vale a pena, já que há pouca diferenciação no sabor em relação ao das receitas convencionais, com chocolate ao leite e açucaradas. Dá para fabricar até para presentear ou vender. É possível comercializar um ovo low carb de 250 gramas por R$ 59,90 e a mesma receita com o dobro do peso por R$ 79,90. 

Funcionais

Proprietária da Chocolate Lab, também em Belo Horizonte, a chef confeiteira Débora Vieira é adepta das receitas funcionais. Ela explica que a ideia é formular produtos que, além de fornecer as propriedades de um alimento convencional – alimentar, nutrir e satisfazer o paladar –, contenham ingredientes benéficos para a saúde. 

A exemplo dos demais doces, os ovos de Páscoa (veja receita abaixo) da empresa são 100% veganos, isto é, não levam leite –opção para quem é alérgico ou tem intolerância a algum dos ingredientes. 

Segundo Débora, a demanda por esse tipo de receita tem crescido consideravelmente. “Além das pessoas que prezam por uma alimentação mais saudável, há também mães que querem ensinar aos filhos hábitos melhores de vida”. 

Nas receitas dela, leite de castanha de caju e leite de coco são verdadeiros curingas. “Para adoçar, uso preferencialmente tâmaras ou outras frutas desidratadas. Às vezes, uso também os adoçantes xilitol e sucralos”, detalha. 

Deu água na boca? Aprenda e faça você mesmo! 

Confira o vídeo em que Camilla Resende mostra como é o preparo de um ovo fit:

RECEITAS

- Ovo de Beijinho Fit

Ovo de beijinho fit

Casca do ovo

Ingredientes:
400 g de chocolate 70% cacau para ovos fit e 400 g de chocolate sem lactose e sem açúcar para ovos low carb
1 forma de plástico de 250 g

Modo de preparo:
Separe o chocolate em três partes e leve duas ao micro-ondas por 30 segundos. Reserve o restante. Retire, mexa e leve novamente por mais 30 segundos. Mexa até derreter tudo e, depois, acrescente a parte reservada. Mexa de novo, sem levar ao micro-ondas. O chocolate deve chegar a 29°C para ir à forma. Use o limite indicado na forma para preenchê-la. Deixe o ovo de 10 a 15 minutos na geladeira, até que a forma fique totalmente esbranquiçada. Deixe secar em local seco.

Ovo de Beijinho Fit (410g)

Ingredientes:
½ xícara de chá de leite em pó desnatado sem lactose
¼ de xícara de coco ralado sem açúcar
1 xícara de leite de coco
5 colheres de sopa de adoçante culinário

Modo de preparo:
Misture os ingredientes. Se não ficarem com consistência de brigadeiro de colher, coloque mais leite de coco. Se ficar mole, adicione leite em pó. Experimente e corrija o açúcar e o coco.

Dicas: 

  • Se quiser enrolar bolinhas para enfeitar, leve à geladeira para esfriar e endurecer, depois passe no coco ralado
  • O beijinho pode virar calda ou recheio de bolos
  • Enfeite a casca com castanhas ou raspas de chocolate
  • O ovo tem validade de 2 a 3 dias na geladeira

* Receita da confeiteira fit Camilla Resende, proprietária da Cup Fit, em BH

- Ovo de colher de bolo de nozes com ganache low carb

Bolo de nozes (400g)

Ingredientes:
1 xícara de farinha de nozes
1 xícara de farinha de coco
4 ovos
2 colheres de sopa de óleo de coco
4 ou 5 colheres de sopa de adoçante (xilitol ou eritritol)
3 colheres de sopa de farinha linhaça dourada (opcional)
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 xícara de nozes picadas
100 ml de leite de amêndoas ou de leite de coco

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Na batedeira, bata ovos por 3 minutos. Acrescente óleo e leite de coco. Bata mais. Junte demais ingredientes e misture com um fouet. Transfira para uma forma (até 17cm) untada com óleo de coco e enfarinhada com farinha de nozes. Asse em forno médio a alto. Faça o teste do palito.

Ganache low carb

Ingredientes:
200g de chocolate sem lactose e açúcar (acima de 70% cacau)
100 ml de leite vegetal de amêndoas ou leite de coco
Adoçante a gosto (de 10 gramas a 15 gramas)

Modo de preparo:
Derreta o chocolate no micro-ondas ou banho maria. Acrescente o leite e o adoçante e mexa com fouet até ter um creme homogêneo e brilhante.

Montagem do ovo:
Pique o bolo frio. Use a ganache mais fria para colocar uma primeira camada, depois o bolo picado e mais ganache. Enfeite com castanhas, nozes ou raspas de chocolate. 

Dicas: 

  • Use a receita do bolo como bolo caseiro, inglês ou cupcake
  • Use a ganache morna para cobrir bolos e tortas
  • Na geladeira, o ovo tem validade de três a quatro dias

* Receita da confeiteira fit Camilla Resende, proprietária da Cup Fit, em BH

- Ovo Trufado Funcional

Ovo vegano

Ingredientes:
300g de chocolate 70% ou 75% cacau
100g de tâmaras secas hidratadas em 200 ml  de água por 2 horas
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de óleo de coco extravirgem
1 colher de sopa de rum ou de extrato de baunilha (opcional)
Nibs de cacau (para decorar)
2 formas de 250g (prefira as de acetato com silicone)

Modo de preparo:
Pique o chocolate em pedaços pequenos. Leve 200 gramas ao micro-ondas e reserve o restante. Derreta sempre por 30 segundos, mexendo e retornando até que todo o chocolate seja derretido. Adicione o restante e mexa até derreter tudo. Processo chama-se temperagem, fundamental para a estabilidade do chocolate ao desenformar. Se quiser, siga instruções da embalagem. Despeje o chocolate nas formas até a marca indicada e modele com a parte de silicone. Leve à geladeira. Reserve o restante. Enquanto o chocolate cristaliza, faça o recheio.

Recheio trufado

Modo de preparo:
Leve ao processador as tâmaras, a água do molho e o óleo de coco e bata até obter uma mistura homogênea. Acrescente o cacau em pó e bata mais. Se desejar, acrescente o rum ou a baunilha, que dão sabor especial ao recheio. 

Montagem:
Quando ovo estiver pronto, a forma ficará opaca e a casca desgrudará com facilidade. Desenforme e recheie uniformemente. Cubra o recheio com o chocolate reservado. Salpique os nibs de cacau sobre o chocolate derretido e leve novamente à geladeira, desta vez por poucos minutos, até que a cobertura de chocolate cristalize.

* Receita da chef confeiteira Débora Vieira, da Chocolate Lab, em BH