Atenção, mineiros: Belo Horizonte virou a Bélgica brasileira! Neste fim de semana, a capital se transforma em palco do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC). O evento, que nesta edição homenageia o país europeu, um dos maiores produtores mundiais da bebida, acontece no Parque da Gameleira, região Oeste de BH, neste sábado (5) e domingo (6). A expectativa é a de que 30 mil pessoas circulem pelo espaço para degustar os mais de 250 rótulos disponíveis. 

Além de poderem experimentar as variadas receitas fabricadas artesanalmente em BH e região, os visitantes terão a oportunidade de conhecer bebidas feitas em estados vizinhos, como São Paulo e Rio de Janeiro, e até produzidas internacionalmente, na Inglaterra e na Bélgica, por exemplo. 
Homenageado esse ano, o país é considerado um dos mais antigos e tradicionais polos de produção e desenvolvimento cervejeiro do planeta, responsável por um estilo muito particular, com adição de especiarias, cascas de frutas e até de temperos às receitas originais.

No ano passado, as cervejas belgas também foram incluídas na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Restaurantes belo-horizontinos também foram convidados e irão apresentar pratos que harmonizem com as cervejas participantes, adianta o idealizador do FICC e diretor da Play Cultural, responsável pela organização do evento, Diogo Kfoury.

Democrático

Voltado para a família, o festival, realizado pelo terceiro ano consecutivo em BH, oferece atrações variadas. Além de degustar pratos e cervejas, os participantes poderão ouvir música de qualidade e as crianças, se divertir nas brincadeiras preparadas só para elas. 

Para a festa, uma atração especial: a estreia da FICC Bier Band, criada especialmente para o evento. O grupo é formado por Glauco Mendes, do Pato Fu e ex-Tianastácia, Zé Augusto, da Glasgow9, JP e Digão, do Raimundos. 

Além disso:

Músicas variadas
Além da FICC Bier Band, formação especial para a edição 2017 do festival, o palco do evento receberá as bandas Ummagumma – The Brazilian Pink Floyd, cover brasileiro do grupo britânico Pink Floyd e que completa 15 anos no mês que vem, além da Car Wash Rock Blues Band, Inquilinos, Glasgow9 e Audergang. No palco Circuito do Rock, as apresentações ficarão a cargo das bandas Motoca e os Acelerados, Creedence Revival Brasil, Led III e Lurex Queen Tribute, cover de Fred Mercury.

Lona de circo
Uma superestrutura circense de 400 metros quadrados também foi montada no espaço e irá abrigar o circo da Trupe Gaia, grupo de artistas de Belo Horizonte. Haverá malabares de fogo e de LED, monociclos, trapézio e apresentações de palhaços, mágicos e anões. 

História
O FICC nasceu em 2015 para estimular o setor, atraindo investimentos e possibilitando o contato direto entre produtores e apreciadores de cerveja. A primeira edição homenageou a Inglaterra e reuniu 40 expositores e 150 rótulos diferentes. No ano seguinte, a festa brindou os belo-horizontinos com uma homenagem ao Reino Unido. Foram mais de 80 expositores e 200 rótulos. 

Todas as informações sobre o evento estão no Facebook do festival.