Representações simbólicas de patriotismo e união, os uniformes das seleções que disputam a Copa podem fazer vibrar a torcida, imprimir ritmo às jogadas e até influenciar humor e desempenho dos jogadores. Sensações tanto positivas quanto negativas são provocadas por cores, linhas e formas.

Ao analisar o conjunto do vestuário das 32 seleções participantes do Mundial da Fifa 2018, é possível perceber coincidência de elementos esportivos, descreve a consultora de imagem Luiza Oliveira, fundadora e docente do Plural Espaço de Moda. “Listras horizontais ou verticais localizadas em mangas e laterais dos shorts. Percebe-se que a maior parte das camisas tem esses itens”, coloca.

Embora destaque a conexão, a especialista ressalta a presença de padronagens que saltam aos olhos como as das camisas da Croácia (xadrez largo vermelho e branco) e da Nigéria (zigue-zague preto, branco e verde-lima). 

“Alemanha, Nigéria e Panamá aparecem com desenho de linhas inclinadas, com setas voltadas para cima. Dentre as três, a Nigéria é a que tem a repetição, um desenho mais marcado”, observa.

Consultora de imagem Luiza Oliveira

Consultora de imagem Luiza Oliveira apresenta círculo cromático, que mostra cores percebidas pelo olho humano

Equilíbrio

Apesar de não ser determinante no resultado de uma partida de futebol, a cor predominante em campo pode exercer sim uma influência. 

Geralmente, os uniformes das seleções são equilibrados entre cores quentes (que contêm mais pigmento amarelo na composição) e cores frias (com mais azul na constituição). 

Os tons, muitas vezes, são complementares no círculo cromático – representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano, dividido em forma de pizza –, explica Luiza Oliveira.

“Isso quer dizer que estão posicionadas de maneira oposta, o que acaba fazendo com que se neutralizem no gramado. Então, apesar de serem diferentes, as cores acabam provocando uma sensação visual de unidade, de que ninguém é destaque”.

Quanto às formas, a maioria das peças traz as linhas verticais, que representam força, equilíbrio, racionalidade e liderança. “O efeito dessas linhas nos uniformes é bem importante para atletas”, diz a consultora de imagem.

Portugal e França

Os uniformes de Portugal e França são exemplos do uso de cores complementares na composição. A Seleção Portuguesa, com o vermelho, cor da agressividade, com o verde, de fundo frio; já a francesa usa o vermelho com detalhe e tem o uniforme azul marinho, bem frio

Brasil

Sem dúvida, a camisa da Seleção Brasileira preferida por todo torcedor é a amarela, com detalhes verdes. E, mesmo não trazendo elementos-surpresa ou dinamismo no design, é um item querido. E a cor pode ser motivadora.

“O amarelo é quente, dinâmico, uma cor que provoca movimento, mas também ansiedade, irritação. Tende a agradar mais pela vibração que ela traz, é mais representativa”, salienta Luiza.

Em relação ao uniforme número 2 do Brasil, a consultora de imagem explica que o azul é uma cor mais fria, racional, que chama mais a concentração. O resultado? “Um time mais centrado, focado e tático”, diz. “Mas claro que outros elementos como preparo da equipe, o contexto, o histórico dos jogos, a relação entre os jogadores, tudo isso influencia. Então a cor causa um efeito, mas não é isolado”, complementa.

O amarelo da camisa preferida do torcedor brasileiro é uma cor dinâmica

O amarelo da camisa preferida do torcedor brasileiro é uma cor dinâmica

Além Disso

As camisas das 32 seleções participantes da Copa da Rússia 2018 podem ser conferidas, de pertinho, no DiamondMall, até o dia 15 de julho. Na exposição há também curiosidade e histórias de cada uma das equipes, que podem ser acessadas por QR Code. Ao fim da mostra, as peças serão leiloadas em prol da Casa de Apoio Aura, que auxilia crianças e adolescentes com câncer.

Plataforma para o leilão virtual: camisas-do-mundial-casa-de-apoio-aura.ebid.net/

Exposição Camisas de Futebol

No Piso L3 do Mall

Leia mais:

Madeixas dos jogadores chamam a atenção, mas podem até afetar desempenho dos atletas

Gatos da Copa: confira o desfile de belos que dominam a bola na Rússia