As mais de 17 milhões de citações sobre batom vermelho em hashtags no Instagram são prova de que o item é, além de um clássico da maquiagem, queridinho das mulheres. Ele levanta qualquer look básico e tornou-se, ao longo do tempo, símbolo de libertação.

“No início do século passado, não era associado às mulheres de respeito. Por isso, está ligado à rebeldia e à resistência”, coloca a consultora de estilo Izabella Vasconcelos.

Consultora de estilo, Izabella Vasconcelos

Consultora de estilo, Izabella Vasconcelos

Apesar do vasto histórico por trás do artigo, fato é que, seja para embelezar, seduzir ou dramatizar, o desejo de muitas é encontrar um vermelho para chamar de seu.

Conforme a especialista, o segredo é harmonizar o batom com a coloração presente no rosto. “Observe-se no espelho antes, veja o que lhe é natural. Se tem as cores de pele, olhos e cabelos próximas, não deve escolher um vermelho aceso. Se houver distância maior de tonalidade entre as características, pode ousar mais”, ensina.

Ela ressalta que há pessoas que irão se favorecer com as versões cremosas e brilhantes e outras com as mattes e opacas. “É importante testar o batom nos lábios, pois uma cor que fica boa na artista pode ficar diferente em você”, expõe.

Aproveite as dicas abaixo e curta o Dia Internacional do Batom, celebrado neste domingo (29), com um belo vermelho nos lábios.

Oriente-se

Cada pessoa possui uma gama de cores que lhe favorece e destaca atributos naturais. Isso varia de acordo com as tonalidades de pele, cabelo, olhos; além do brilho ou opacidade dessas características. 

Foi convencionado, internacionalmente, que essas cores pertencem às estações do ano (Verão, Outono, Inverno e Primavera). Subtons e diferenças de claro e escuro expandem essas quatro divisões para 12, no chamado, em Consultoria de Imagem, Método Sazonal Expandido. A análise cromática é a parte do processo de consultoria que determina a qual estação alguém pertence. 

Guia do Batom Vermelho

As imagens das artistas distribuídas nestas páginas foram selecionadas de acordo com atributos preestabelecidos nessa convenção internacional e indicados pela consultora de estilo Izabella Vasconcelos. No entanto, a definição sobre a qual cartela pertence cada mulher depende única e exclusivamente da análise de cores.

Verão

Guia do Batom Vermelho

Anne Hathaway, Gwyneth Paltrow, Margot Robbie e Xuxa são mulheres que, provavelmente, pertencem às cartelas de cores do Verão, já que têm cabelos acinzentados, loiros ou castanhos, que clareiam facilmente ao sol, e a pele mais rosada. Os olhos são opacos e frios, de cores azul, marrom e verde de fundos acinzentados. Para elas, os vermelhos ideais são os mais frios, que possuem fundos ou subtons rosados e azulados. 

Outono

Guia do Batom Vermelho

As mulheres outonais têm cabelos escuros com fundo dourado ou acobreado e a pele é mais quente. Os olhos são verdes ou azuis-escuros, em tons de marrom, verde-azulado ou amêndoa. Mulheres com essas características, como Beyoncé, Dakota Johnson, Emma Stone e Emma Watson, têm na cartela de cores tons mais terrosos, o que estará refletido também nos batons. Eles serão mais escuros, puxados para esses tons. Na textura, devem preferir os opacos ou de efeito matte.

Inverno

Guia do Batom Vermelho

As mulheres de Inverno são mais raras no Brasil, conforme a consultora de estilo Izabella Vasconcelos. Nas características, elas têm os cabelos escuros e acinzentados e olhos vibrantes e intensos nas cores preta, marrom-escuro, azul, azul-vivo, verde-esmeralda ou avelã-escuro. Angelina Jolie, Meghan Markle e Viola Davis são exemplos. Batons vermelhos de subtom mais azulado, como cereja e fúcsia, intensos e brilhantes são ideais. As versões matte não são indicadas.

Primavera

Guia do Batom Vermelho

Cabelos escuros avermelhados em tons dourados e olhos vibrantes em tons como marrom-claro, avelã, azul-turquesa e verde-amarelado são características marcantes de mulheres da cartela de cores da Primavera. Batons tomate, de fundo alaranjado, mais abertos e vibrantes e de textura mais cremosa serão mais benéficos para mulheres como Blake Lively, Courtney Cox, Flávia Alessandra e Michelle Williams.