A evolução dos videogames tem andado lado a lado com a sofisticação da computação, seja em hardware ou software. Os jogos de hoje perseguem gráficos fotorrealistas, enredos complexos e jogabilidade apurada, que torna obrigatório passar pelos processos tutoriais antes de a brincadeira começar de fato. No entanto, às vezes é preciso olhar pelo retrovisor. E o “Horizon Chase Turbo” faz. O game de corridas brasileiro chegou ao mercado na última semana com versões para PC e PS4 e proposta inspirada nos games da década de 1990. 

Lançado originalmente para dispositivos móveis (iOS e Android), o joguinho se tornou um grande sucesso pelo estilo retrô. Os produtores da gaúcha Aquiris Game Studio se gabam ao dizer que o game é um tributo aos jogos da velha guarda, como “Top Gear”, “Out Run” ou “Rad Racer”. 

Na telinha do celular o game apresenta um visual extremamente agradável, com cenários compostos por elementos vetoriais. E esse estilo foi mantido na versão para PC e PS4, não por uma questão de economia no porte, mas justamente para reforçar a estética de outrora. 

“Horizon Chase Turbo” é um game bonito, bastante colorido e com ótima trilha sonora, composta por Barry Leitch. Trata-se do mesmo músico que compôs as inesquecíveis musiquinhas de “Top Gear”.

Simplicidade
A jogabilidade é muito simples e incorpora a intuição da edição para telefones. No entanto, entrega “pedal de freio” para o jogador, o que não existia na edição mobile para facilitar o gameplay. Mesmo assim, o trabalho do jogador é acelerar forte, soltar um pouco o pedal nas curvas e, quando necessário, queimar as unidades de nitro para ganhar aceleração extra temporariamente. Quem jogou os veteranos do milênio passado não terá dificuldade em compreender a lógica de jogo.

Se, visualmente, o game respeita o estilo da edição original, a edição para console e computador incluir recursos muito interessantes. O game permite até quatro jogadores simultaneamente numa mesma tela. Ou seja: dá para juntar novamente a turma na sala para disputar corridas. E, claro, sempre há aquela oportunidade de fechar seu adversário usando a tela dele como retrovisor.

Fantasma
“Horizon Chase Turbo” não oferece corridas on-line. No entanto, tem opção “Ghost Mode”. Nela, o jogador envia seu desempenho numa corrida para um amigo. Daí, quando a corrida começa, o carrinho dele estará lá e repetirá os mesmos movimentos e performance. Daí cabe ao jogador tentar superar o amigo e depois retribuir o desafio.

Torneios
O game ainda oferece uma grande variedade de corridas, dividas por países. Para mudar de um mapa para o outro é preciso acumular pontos que são distribuídos a cada prova. O interessante é que sempre que se conquista um país ele é anexado a um modo torneio com tabela de classificação, que oferece novas recompensas como melhorias dos carros, assim como novos bólidos.

Horizon Chase Turbo é um game viciante, simples e até inocente. Sem querer ser ufanista, por se tratar de uma produção brasileira o game impressiona pelo nível de diversão que entrega. E o melhor: custa apenas R$ 50.

Leia mais sobre games no GameCoin!