A moda é cíclica e, de tempos em tempos, diretores criativos revisitam décadas marcantes para o universo fashion, que provocaram verdadeiras revoluções nos comportamentos sociais. Isso serve não somente para o vestuário, como também para os acessórios, capazes de transformar toda a mensagem transmitida por um look.

Beyoncé tem rosto em formato oval, que navega bem entre os óculos fininhos e os oversized

Beyoncé

Beyoncé tem rosto em formato oval, que navega bem entre os óculos fininhos e os oversized

Desenhados para embelezar o rosto, além de proteger os olhos dos raios UV, os óculos escuros são aliados em qualquer estação do ano, independente do clima mais ameno. Para esta temporada, o resgate das armações bem fininhas, estreitas, típicas dos anos 40 e já repaginadas na década de 1990, estão ainda mais fortes do que no ano passado, quando celebridades como Rihanna, Gigi Hadid, Bruna Marquezine e tantas outras lançaram a tendência.

“Cada vez mais, os óculos grandões aparecem nas coleções das principais grifes nacionais e internacionais. A aposta segue em alta nesta e nas próximas temporadas”

Leandro Escudeiro
Gerente de Marketing e Produto das Óticas Diniz

Em paralelo aos minióculos, figuram os modelos oversized, preferidos por muitas mulheres. Uma pegada dos anos 60, 70, com algumas alterações, conforme o gerente de Marketing e Produto das Óticas Diniz, Leandro Escudeiro. 

"A moda agora para esses modelos é a lente plana, chamada de base zero, sem curvatura. Muitos têm apliques como os da Fendi, Dolce & Gabbana, inclusive com a logotipia da grife na lente dos óculos. Chama a atenção também o uso das cores nas lentes e o animal print na armação. Combina com o Outono-Inverno”, explica.

Em relação às tendências, Leandro destaca que, atualmente, o movimento que acontece é bem interessante. “São dois ícones da moda bem diferentes convivendo ao mesmo tempo. Os maxióculos e os fininhos, extremos compartilhando o cenário”.

No Instagram, Giovanna Ewbank aparece cada hora com um óculos diferente e estiloso

Giovanna Ewbank

No Instagram, Giovanna Ewbank aparece cada hora com um óculos diferente e estiloso; este, espelhado e sem qualquer curvatura

Adequação

Escolher óculos escuros para você de acordo com a maré do momento ou optar por aquele que ficou bacana na celebridade ou na blogueira que você adora pode decepcionar. Observar sempre o formato do próprio rosto na hora da compra é a dica da consultora de comportamento profissional e de etiqueta social Maria Inês Borges da Silveira.

Para a especialista, o primordial é unir os opostos. “Quem tem rosto redondo pode optar por óculos quadrados ou retangulares, os rostos ovais por óculos quadrados, e os quadrados por óculos ovais”, ensina.

Ainda, a consultora lembrar da importância em manter a harmonia visual. “Modelos mudam conforme a tendência da moda, hora estilo gatinho, coração e redondo. Sempre observe o metal, alguns têm detalhes dourados, cobres ou prateados, a escolha da joia ou bijuteria é fundamental, deve-se combinar e sempre em harmonia”, expõe.