Se fosse preciso resumir a Páscoa em uma palavra, gastronomicamente falando, sem dúvida seria chocolate. Essa delícia quase unânime, nas mãos de criativas confeiteiras, pode ser combinada a recheios maravilhosos e provocar uma explosão de sabores em ovos feitos artesanalmente. E o melhor de tudo é poder montar a guloseima da forma que quiser.

Joyce Lacerda, uma das sócias da JS Cakes, que tem unidades em Belo Horizonte e na cidade de Malborough, em Massachusetts, nos Estados Unidos, destaca que o cardápio elaborado pela empresa para a Páscoa permite que o cliente crie o próprio ovo. “A pessoa tem a liberdade de escolher o que ela quiser de acordo com o que gosta. Esse é um diferencial, justamente porque é personalizado”, afirma. São 18 recheios diversos para os ovos de colher, que podem vir em três cascas diferentes, além dos adicionais que são brownie ou morango. O produto mais vendido é o trio de ovos, com sabores sortidos.

A confeiteira ressalta que, de tanta demanda, as encomendas já estão quase encerradas uma semana antes da data. “Estamos na maior correria”, diz Joyce, que mantém o negócio com as irmãs Jéssica, no Brasil, e Jacqueline, nos EUA, há três anos e meio.

Ovo de Páscoa

Na JS Cakes, no Brasil comandada pelas irmãs Jéssica e Joyce, os ovos podem ser montados individualmente. São 18 opções de recheios à escolha. O trio é o produto mais vendido da confeitaria nesta época do ano. As encomendas podem ser feitas pelo (31) 98556-8780 ou jscakes.com/pascoa. No Instagram, @jscakesedoces.

Quem também não vê o tempo passar de tanto trabalho é a administradora Janaína Gomes Ferreira, proprietária do Delícias da Jana, em Santa Luzia, na região metropolitana. Há mais de dois anos no ramo de confeitaria, ela acredita que a Páscoa é o “13º salário dos confeiteiros”. “Os três ou quatro dias anteriores ao domingo são os mais puxados, são poucas horas de sono”, conta.

Janaína fixou os sabores dos ovos de colher em seis – dentre eles paçoca, brigadeiro e Prestígio –, sendo o mais pedido o de Ninho com Nutella. “Acho que os dois sabores casam muito bem. E tudo o que se faz com a Nutella chama a atenção”, observa, frisando utilizar os produtos das marcas originais na elaboração das delícias.

Ovo de Páscoa

A administradora Janaína Gomes Ferreira, do Delícias da Jana, prioriza a entrega de produtos recheados na hora. “Faço tudo bem mais próximo da Páscoa para que os produtos sejam mais novinhos”, destaca. Para encomendar, os interessados podem entrar em contato pelo (31) 99773-1938. No Instagram, @delicias.dajana.

A confeiteira Katiana Rodrigues tem a mesma percepção da colega Janaína. Na Mania de Coisa Boa, empresa que dirige junto com o marido André, na capital, a saída de ovos de Páscoa com essa combinação de recheio corresponde de 50% a 60% de toda a produção. 

Neste ano, além dos de colher, ela apostou em ovos de corte nos sabores Fudge de Nozes com Cranberry e Waffer com Nutella. Katiana propõe a entrega de tudo bem fresquinho para os clientes. “Os recheios são feitos, no máximo, no dia anterior”.

Ovo de Páscoa

Diferencial oferecido pela confeiteira Katiana Rodrigues, proprietária do Mania de Coisa Boa, os ovos de Páscoa que podem ser cortados (direita) têm boa saída. No entanto, o campeão de vendas é o ovo de colher de Ninho com Nutella, que ela mostra (esquerda) como é recheado. Encomendas são negociadas pelos telefones (31) 98767-2838 ou 98644-7754. No Instagram, @maniadecoisaboa.


Criatividade

Especializada em bolos e tortas, a gastrônoma Amanda Duarte sempre priorizou o trabalho com brigadeiro caseiro e o enfeite dos doces com frutas e flores naturais. Para a Páscoa, ela buscou levar o diferencial. Proprietária da Danda Duarte, a profissional jogou as fichas em um formato alternativo de sabores para os ovos. Ela escolheu um tema e desenvolveu as combinações de ingredientes em cima dele.

A inspiração para a data que marca a segunda Páscoa da empresa foi a famosa história contada pelo romancista britânico Lewis Carroll há mais de 150 anos: “Alice no País das Maravilhas”. “O desenho foi muito presente na minha vida. Alice está sempre atrás de alguma coisa”, diz Amanda.

Ovo de Páscoa

A gastrônoma Amanda Duarte buscou inspiração em “Alice no País das Maravilhas” para criar os sabores dos ovos de Páscoa. Ao lado, o “Mundo da Alice”, uma tentação de brigadeiro de doce de leite com pão de mel de baunilha. Encomendas pelo (31) 99362-4584. No Instagram, @dandaduarte.

A gastrônoma elaborou cinco apetitosos sabores para os ovos de colher de 420 gramas cada: Chapeleiro Maluco, Mundo da Alice, Jardim Encantado, Coelho Branco e seus Relógios e o Rainha de Copas.

As encomendas, de acordo com Amanda, estão ótimas. Mas um aprendizado ficou do último ano. “Muita gente deixa para a última hora, então é preciso ter produtos disponíveis. Marco com o cliente o dia que quer buscar e faço a montagem no mesmo dia”, explica.