Os tons terrosos e de vinho são parte de uma extensa cartela de 64 cores já pensada pela norte-americana Pantone para 2018 e a virada para 2019. Mesmo que a empresa ainda não tenha definido exatamente a cor do ano que vem, as tendências apontadas nos estudos do comitê internacional formado por especialistas apontam para preferências populares por essas tonalidades. É o que afirma a CEO da Pantone no Brasil, Blanca Lliahnne, considerada uma embaixadora desse assunto.

“Os maiores trend drivers, que são os direcionamentos de tendências do ano que vem, são levantados pelos estudos do Instituto de Cores Pantone, com experts de cor de diversas áreas do mercado de vários lugares do mundo que se unem e definem nove tendências, onde percebemos um viés. O mais importante do momento são as cores terrosas, as de vinho intensas e as da família dos roxos, lilases e violetas”, destaca.

Blanca Llihanne, CEO da Pantone no Brasil

Blanca Llihanne, CEO da Pantone no Brasil


Desafio

Escolher um ou dois tons que sejam adequados mundialmente para um ano todo e comuniquem a mesma mensagem nos quatro cantos do globo é um desafio para a empresa desde o ano 2000. De lá pra cá, tamanha é a penetração das decisões da Pantone que, não só na moda, mas também na arquitetura, no design gráfico, de interiores, é percebida a influência da cor do ano.

“Ela tem que ser um símbolo mundial de algo que afeta a todos, no mundo inteiro, pessoas de várias religiões, sem agredir nenhuma delas. A gente se envolve com a simbologia da cor. Não entramos em nenhum tipo de viés político ou engajamento”, revela Lliahnne.

Sucesso

As cores escolhidas para 2016, o azul serenity e o rose quartz, continuam reverberando até hoje no Brasil, com muita força. Para a CEO da Pantone, um acerto. “Elas tiveram uma mensagem muito relevante para as pessoas no Brasil, uma interligação muito bonita”, coloca.

Nesta quinta-feira (19), Blanca Llihanne, que tem 23 anos de experiência no ramo, apresenta as tendências em cores, ambientes, produtos e harmonias para 2018 em palestra gratuita no cinema do Ponteio Lar Shopping (Rodovia BR 356, nº 2.500, bairro Santa Lúcia), às 9h.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail recepcao@ponteiolarshopping.com.br ou pelo telefone (31) 3503-2500.