A gravidez é um dos momentos mais belos da vida da mulher e merece ser eternizado. Por isso, ensaios fotográficos de gestantes têm sido cada vez mais comuns. No entanto, apesar do crescimento, muitas das futuras mamães, na hora do registro, pouco ou nada se preocupam com o visual. Para isso, existem produtores de moda especializados em deixar grávidas ainda mais belas.

Há 10 anos nesse mercado, Marta Duque formou uma rede sólida de parceiros e fornecedores que tornam o trabalho, sempre corrido, mais fácil. A produtora de moda, que também é arquiteta, revela que as gestantes geralmente não têm roupas adequadas para os ensaios e não faz sentido comprar, já que podem não ser aproveitadas.

“Já tenho prática de saber o tamanho que ela está vestindo. Tem lojas com as quais tenho parceria, isso é muito importante”

Marta Duque
Produtora de Moda

“É muito importante a produção ser boa, você vai olhar aquilo para o resto da vida. A mulher deve se sentir bem, achar-se bonita. Aquele corpo não é o que está acostumada, é um processo de adaptação, um momento delicado”, coloca.

A falta de peças na hora do clique é confirmada pela fotógrafa Lau de Castro. “As mamães não costumam ter uma roupa bacana de grávida, quando veem que não têm nada, colocam um top de ginástica, que acaba não ornando com o ambiente proposto”, expõe.

Book Gestante

Visual da grávida deve estar de acordo com o ambiente escolhido

Experiência

Assim que engravidou, a bancária Érica Fabiane, de 39 anos, pensou em fazer as fotos de gestante. Contratou o serviço de produção de moda, cabelo e maquiagem. Para ela, tudo foi essencial para que ficasse feliz com o resultado.

“Se eu comprasse um vestido para fazer uma foto, o investimento seria alto e talvez eu não o usasse depois. A assessoria de moda não teve valor tão alto e valeu a pena. São peças muito diferenciadas”, conta.

“Peço a elas que vistam a roupa que pretendem usar e me mandem foto. É um trabalho que precisa de harmonia”

Lau de Castro
Fotógrafa

Érica afirma ter se sentido linda naquele momento. “Tenho gosto de mostrar para as pessoas, é um momento muito especial, que passa rápido e temos que guardar com carinho”, diz.

Cenário

A produção de moda, além de deixar a mulher mais bonita dentro do próprio estilo, também deve harmonizar com o cenário escolhido para o ensaio fotográfico. Conforme Lau de Castro, entender o universo da futura mamãe é o primeiro passo para definir o local.

“A produtora escolheu roupas e acessórios e me deu opções dentro do meu estilo. Tenho gosto de mostrar para as pessoas”

Érica Fabiane
Bancária

“Normalmente, as gestantes me procuram sem algo em mente, bem cruas. Como tenho formação em Psicologia, sempre tento entrar no mundo delas. Um sai diferente do outro. Se o lugar será aberto ou fechado, já temos os espaços costumeiros com perfis e características distintos”, descreve.

É um tipo de trabalho que pouca gente conhece, mas que faz toda a diferença, sinaliza Marta Duque. “O resultado depende de um conjunto: produtos, fotógrafo, maquiador e locação. Às vezes, crio cenários, por ser arquiteta. Tem muita locação que já conheço, busco verificar pelas fotos. Tenho muitas conversas antes, é uma intimidade que criamos”.