Pernil, panetone, salpicão e farofa. O Natal acabou, mas sobrou comida? É hora de reaproveitar os ingredientes para a refeição do dia seguinte ou até para a ceia de Ano Novo. Sabendo manipular os alimentos prontos e conservá-los direitinho, dá para evitar o desperdício e, de quebra, economizar na nova reunião em família.

A clássica salada de folhas verdes e legumes pode ser consumida em até dois dias, desde que os ingredientes não estejam úmidos demais. A dica da nutricionista Júlia Mendoza é separá-los na hora da montagem dos pratos. “Às vezes, colocamos tudo misturado numa mesma travessa e alguns alimentos, como o tomate, que liberam muita água, acabam contaminando os demais. O ideal é separar em porções para que depois fique mais fácil reaproveitá-los”, ensina. 

Muito presentes nas entradas e nos pratos crus, as frutas, por sua vez, devem ser consumidas o mais rápido possível, evitando, assim, a contaminação e uma possível intoxicação alimentar. O motivo é a quantidade maior de água que contêm. O ideal é até um dia depois de servidas, sempre mantidas em geladeira. Boa opção para incrementar o almoço do 25 de dezembro.

Carnes

Já quando o assunto são as carnes, não há família que não se farte com uma bela peça de peru, chester ou com os tradicionais pernil e lombo, estrelas das mesas de fim de ano. Preparadas geralmente em grandes quantidades, elas são um prato cheio no dia seguinte da ceia ou importantes coadjuvantes na confecção de lanches rápidos, como os mini-sanduíches. 

Sempre bom ter em mente que quanto mais gordura tiverem, mais bem conservadas ficarão, informa a nutricionista. Na hora do consumo, no entanto, retire a parte mais “suculenta” para manter a saúde em dia, adverte Júlia Mendoza. Congeladas, as carnes de porco e de ave podem ser consumidas até 50 dias depois do preparo. Experimente desfiá-las antes de armazenar para economizar espaço.

Outra alternativa inteligente é fatiar em pedaços menores antes de levar à mesa e servir somente o necessário naquele momento. Quanto menos contato com talheres ou até com outros ingredientes da ceia as carnes tiverem, mais bem conservadas ficarão e por mais tempo.

Na hora da “reciclagem” natalina (ou de Réveillon, se assim preferir) vale uma atenção especial também para o tradicional e popular salpicão. À base de maionese, que leva ovos crus no preparo, e, portanto, tem risco alto de contaminação, o prato típico desta época do ano deve ser consumido até sete horas depois de pronto – quando mantido fora da geladeira – e no máximo um dia depois, quando resfriado. 

Além disso:

– Se não quiser consumir as frutas in natura novamente, congele-as, fazendo gelinhos para serem usados em drinks e bebidas, ou bata-as no liquidificador com água, fazendo um smoothie, refrescante e saudável.

– Além de sanduíches e farofas, carnes desfiadas reaproveitadas podem virar ingrediente principal de risotos e até de omeletes. Use as mais “sequinhas”, com pouca gordura, para manter as pazes com a balança. 

– Sobremesas também podem ser consumidas com moderação para serem reaproveitadas depois. O segredo é congelar doces à base de frutas, como os de figo e de goiaba, e comer em até três dias depois de abertos e servidos os que levam chocolate e leite, com o famoso pavê. 

RECEITAS:

Confira receitas sugeridas pelos alunos do 3º período noturno do curso de gastronomia das Faculdades Promove, de BH

Ragu de assados com mousseline de batatas

Reaproveitamento da ceia de Natal_ragu de assados com mousseline de batata

- Ingredientes:
- Ragu
1 kg de sobras de lombo, pernil e tender assados e desfiados
500 gramas de sobras de carnes de frango, chester e peru assados e desfiados
800 gramas de extrato de tomate
200 gramas de requeijão cremoso
100 gramas de cenoura ralada
100 gramas de alho repicado
100 gramas de cebola picada
1 unidade de alho poró em pedaços pequenos
1/4 de salsão em pedaços pequenos
Sal a gosto
Salsinha a gosto
Pimenta do reino a gosto

- Mousseline de batatas
1 kg de batatas assadas previamente com as carnes
75 gramas de creme de leite
50 gramas de manteiga sem sal
Noz moscada
Sal

- Modo de preparo:
- Ragu

Doure o alho e a cebola no azeite e, em seguida, acrescente as carnes. Junte a cenoura, o alho poró, salsão e o extrato de tomate. Deixar os legumes murcharem. Acrescentar o fundo* aos poucos, cozinhando em fogo baixo por 40 minutos. Corrija o tempero com sal e pimenta do reino, coloque o requeijão e finalize com a salsinha.

- Mousseline
Passe a batata em uma peneira. Coloque em uma panela e acrescente o creme de leite mexendo bem. Com o fogo desligado, acrescente a manteiga gelada, batendo vigorosamente. Corrija o tempero com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada.

* O fundo deve ser feito com as cascas e aparas dos legumes usados

Sanduíche de sobras natalinas

Reaproveitamento da ceia de Natal_receita de sanduíche de sobras natalinas

- Ingredientes:
Sobras de peru assado e desfiado
Salpicão
Pão de forma
Folhas de manjericão
Palito de madeira
Tomate cereja

- Modo de preparo:
Monte o sanduíche da forma como desejar, espetando o tomate cereja e a folha de manjericão para decorar.

* O pão pode ser integral ou sírio.

Cheesecake de panetone

Reaproveitamento da ceia de Natal_cheese cake de panetone

- Ingredientes:
- Base

Panetone

- Recheio
450 ml de creme de leite
300 gramas de cream cheese
100 gramas de açúcar
10 gramas de gelatina incolor
Raspas de limão

- Modo de preparo:
- Base

Corte o panetone em fatias e coloque-as sobre o fundo de um tabuleiro. Leve ao forno a 200ºC por cerca de 30 minutos. Reserve. 

- Recheio
Hidrate a gelatina e reserve. Bata todos os ingredientes no liquidificador até que fiquem homogêneos. Em seguida, adicione a gelatina hidratada. Preencha o tabuleiro até a borda e leve à geladeira. Sirva com calda de frutas.

Pudim de panetone

Reaproveitamento da ceia de Natal_pudim de panetone

- Ingredientes:
- Pudim

625 gramas de leite
395 gramas de leite condensado
200 gramas de panetone esmigalhado
175 gramas de creme de leite
188 gramas de ovos
45 gramas de gemas
10 gramas de essência de baunilha

- Calda
120 gramas de açúcar cristal
100 gramas de água
Raspas de limão siciliano

- Calda
Em uma panela, aqueça o açúcar, as raspas de limão e 60 gramas de água até obter um caramelo. Retire do fogo, acrescente o restante de água e mexa bem.

- Modo de preparo:
- Pudim

Coloque o panetone esmigalhado em um bowl com leite até que amoleça (cerca de 20 minutos). Unte forminhas com manteiga e coloque a mesma quantidade de calda em todas. Coloque o leite condensado, o creme de leite e mexa com um fouet. Adicione os ovos e por último a essência de baunilha. Despeje o pudim nas forminhas e asse em banho maria no forno seco a 150ºC por 45 minutos.

Pão de mel de panetone

Reaproveitamento da ceia de Natal_pão de mel de panetone

- Ingredientes:
500 gramas de panetone ou chocotone
500 gramas de chocolate para cobertura
400 gramas de doce de leite

- Modo de preparo:
Corte o panetone em círculo ou quadrado. Em seguida, recheie com doce de leite. Derreta o chocolate e passe por cima. Deixe secar e sirva.