#PostHD Conteúdo Patrocinado

Ele bem que poderia ter mantido a sete chaves o segredo da boa cerveja que aprendeu fazendo em casa, mas decidiu não só compartilhar a receita como criar uma espécie de templo onde ela pudesse ser degustada de verdade. É na Taberna do Vale, no Jardim Canadá, em Nova Lima (Grande BH), que apreciadores da bebida mais popular do país se sentem em casa para experimentar rótulos inspirados nas maiores escolas cervejeiras do mundo.

Ao todo, são 21 preparos diferentes (12 fixos e nove sazonais) influenciados por estilos criados na Alemanha, Bélgica, Irlanda, República Tcheca e Estados Unidos, dentre outros importantes berços da cerveja mundo afora. Para os mais, digamos, ousados, a boa (e mais popular) pedida é a Taberna Dry Stout – autêntica cerveja escura de origem irlandesa, com sabor “torrado” e aromas típicos de café e chocolate. 

Os mais conservadores, por sua vez, ou os que estão iniciando a jornada pelo universo cervejeiro, podem se sentir mais à vontade com a AuderGang Blues Session IPA, a caçula da família. De base maltada suave, a cerveja tem alto drinkability, aroma intenso de lúpulo e alta refrescância. 

Ambiente

Para apreciar essas e as outras 19 variedades, nada melhor do que degustá-las em uma autêntica réplica de estabelecimento medieval. Até nisso o mestre cervejeiro Felipe Viegas, proprietário da Taberna do Vale, pensou. 

Tenho fama de ser old school, pois busco fazer todas as receitas da forma como foram realmente criadas em suas terras”, comenta, explicando o motivo pelo qual quatro rótulos pale ale, brown ale, a bicame pilsen e a bicame dunkel lager) criados por ele foram premiados em concursos nacionais e internacionais. 

Para quem também tem mais do que vontade de beber e quer aprender a fazer a própria cerveja, é possível ter aulas, teóricas e práticas, na própria taberna, de onde saem, todo mês, cerca de 4 mil litros da bebida.

Realizado mensalmente, o curso inclui aula sobre história e cultura cervejeiras, degustação de cinco rótulos harmonizados com pratos da casa e mão na massa para dar origem a 40 litros feitos na panelinha. Mais de 3 mil aspirantes a cervejeiros já passaram pela escola da Taberna.

 
Serviço:
Taberna do Vale Cervejaria e Escola: Avenida Canadá, 968 – Jardim Canadá – Nova Lima/MG
Funcionamento do pub: segunda a quinta, de 11h30 às 15h; sexta e sábado, de 11h30 às 22h. 
Facebook.com/tabernadovalecervejaria
Instagram.com/tabernadovalecervejaria
 

Leia mais na coluna de Rafael Reis, da Escola Experimente: