A passagem das águas de março e a chegada das temperaturas mais amenas marcam a entrada de uma nova estação terça-feira (20) – o outono. Junto à mudança climática, nas ruas, alteração também é percebida no comportamento das pessoas no vestir, incluindo cores mais fortes em tonalidades fechadas e tecidos mais encorpados. 

A cada temporada, novas ou remodeladas padronagens e peças-chave movimentam tanto fashionistas quanto quem se veste para o dia a dia do trabalho ou da balada. 

Na seção de acessórios queridinhos para 2018 estão as boinas, complemento apontado como uma das tendências de moda mais significantes mundialmente pelo aplicativo de imagens Pinterest. O aumento global no número de ideias salvas sobre o assunto foi de 269% nos últimos tempos.

No ano passado, elas já haviam aparecido em desfiles na Europa, mas não chegaram a ter representatividade no Brasil. Mudança total para este Outono-Inverno.

De acordo com o consultor de estilo Rodrigo Cezário, dá para aproveitar a peça em eventos abertos, principalmente quando proteger a cabeça for fundamental. “Nestes casos, aposte nos modelos de veludo e lã, que estão em alta, não deixando de usar modelos de tecidos mais leves em locais menos frios. Para usar no trabalho, depende da casualidade do ambiente, e nas baladas tudo é permitido, desde que o conforto esteja garantido”, sugere o especialista.

Nos pés

Outras duas fortes tendências para esta época do ano são as botas brancas e vermelhas, que vêm em modelos diversos como as over the knee (acima do joelho) e as de cano médio. 

Para aquelas que querem investir no complemento, mas ficam com receio de errar na escolha, a consultora de imagem Aline Viana, professora da Escola de Moda Denise Aguiar, dá a dica.

“A bota branca foi pouco explorada na temporada passada e voltou com força neste ano. Provavelmente, deve ficar para o próximo inverno. Já a vermelha é clássica e sempre combina com looks neutros, tornando-se mais atemporal. É uma saída usá-las com jeans, que vai quebrar um pouco e dar um ar de liberdade”, ensina. 

Tendências 2018

Saias assimétricas, casacos com aspecto plástico, botas vermelhas e brancas, xadrez e outras peças e modelagens estão em alta para o outono 2018


Combinação

A cor vermelha está presente não só nas botas, mas também no look todo. Marcas mineiras como Skazi e Regina Salomão investem na onda, assim como Valentino e outras grifes internacionais fizeram nas últimas semanas de moda europeias.

E, apesar de a Ultra Violet ter sido eleita a cor do ano pela Pantone, existe uma explicação para esta exposição do vermelho. “É a cor análoga ao violeta e as duas têm sido muito usadas juntas em editoriais de moda de grandes revistas. Além de ser uma combinação bem ‘oitentinha’, ambas carregam energia a qualquer look”, coloca Rodrigo Cezário. 

Vermelho é cor presente nesta estação

Vermelho é cor presente nesta estação

Confira outras peças e acessórios para apostar nesta estação

Sock boot: botas que parecem meias podem ser usadas de cano alto ou médio. A versão apareceu em quase todas as coleções durante a última edição da Couromoda. O modelo vai bem com looks descontraídos e casuais.
Jaquetas puffer: são aquelas bem volumosas com aspecto plástico. Veste bem inclusive com uma produção mais clássica.
Saias assimétricas: de todos os tipos, principalmente as mais amplas.
Modelagens de alfaiataria: “também estão em alta, junto com os casacos de pelo falso e o metalizado, principalmente o prateado”, destaca o consultor de estilo Rodrigo Cezário.
Acessórios grandes e texturizados: ganham espaço nos looks, especialmente brincos e gargantilhas.

“Uma boa dica para usar as propostas é combiná-las em uma mesma produção, evitando ir além de duas das tendências por look. São todos elementos muito chamativos que funcionam bem em conjunto, mas que, em excesso, sobrecarregam e confundem a produção. Aposte nas botas, por exemplo, com boina ou pelo falso, ou metalizado, e acessorize de maneira que as cores dialoguem entre si”, ensina Cezário.

Looks metalizados, principalmente prateados, são tendência para o outono

Looks metalizados, principalmente prateados, são tendência para o outono