Não restam dúvidas de que o xadrez é tendência absoluta para a temporada. A padronagem já está por todo lugar: nos perfis das blogueiras nas redes sociais, nas vitrines das lojas e mesmo em algumas peças do seu guarda-roupa. 

A verdade é que essa estampa tem uma “pegada” Outono-Inverno, principalmente alguns tipos dela como o Príncipe de Gales, tradicionalmente com listras pretas, cinzas e avermelhadas cruzadas, e o Tartan, que lembra trajes escoceses. 

Xadrez

(E) Xadrez Burberry: Criado e patenteado em 1924; (D) Atriz Rachel Brosnahan em Pied-de-poule Ralph Lauren

No entanto, o traçado e a tonalidade originais dos xadrezes, apesar de inspirarem diretores criativos, servem apenas de base para dar vida a novas criações. É o caso do estilista Guilherme Marconi, da grife mineira Romaria. Para ele, a padronagem é um curinga.

“O xadrez foi visto em muitas pesquisas e todos nós trabalhamos com ele. Na Romaria, pegamos o Príncipe de Gales e o Pied-de-poule preto e branco e também em cores, de uma maneira bem gráfica”, diz.

Xadrez

(E) Estampa de xadrez Vichy em saia é uma das apostas da grife mineira Skazi para o Outono-Inverno; (D) Marca SClub, do grupo Skazi, usou o Tartan em vestido midi com recortes


Consolidada

A presença da estampa com tanta força em 2018 já era apontada há cerca de três anos por referências em tendências de moda e comportamento do consumidor, como a World Global Style Network (WGSN). 

Uma inserção da alfaiataria masculina na confecção feminina, explica o estilista Antônio Diniz, da Desirèe Confecção, que vai além nessa mistura.

“Temos o lado esportivo, com as calças pijama com tiras aplicadas nas laterais e punhos nos tornozelos quando o modelo é mais curto”, destaca, ressaltando a volta de saias-calça e os comprimentos midi e maxi.

Xadrez

(1) Mistura de tecidos é destaque na coleção da Desirèe Confecção, que escolheu o Pied-de-poule como 
seu xadrez; (2) Coleção da marca estreante na passarela do próximo Minas Trend, a Virgilio Couture vem marcada por quadriculados em proporções maiores; (3) Xadrez do tipo Grid domina Inverno Regina Salomão; para dias mais frios, acrescente um casaco

Há 25 anos no mercado, Guilherme Marconi, da Romaria, acredita que uma tendência só vira moda quando aparece na novela ou é chancelada por celebridades. “É preciso que alguém utilize aquilo, precisa de um formador de opinião para consolidar”, expõe.

Durabilidade

Lado a lado com as boinas, o xadrez está e permanecerá, pelos próximos meses, no street style, na timeline do Instagram e também na TV. Toda essa exposição pode cansar, mas é preciso entender que peças nessa estampa são dificilmente descartáveis. Quando bem compostas em um look, acabam por não enjoar.

Xadrez

Xadrez trabalhado em formas gráficas é criação da mineira Romaria para o tempo mais ameno

Basta pensar no traçado Tartan imortalizado pela britânica Burberry, icônica marca de luxo fundada em 1856, que tem registrado o próprio xadrez.

Para a próxima temporada, a Primavera-Verão 2019, ambos os estilistas colocam como certa a presença da padronagem. “Os xadrezes de agora são pretos e brancos, em tons terrosos; no verão será mais o branco e preto, ou os supercoloridos, com cara nova”, afirma Antônio Diniz, da Desirèe.

Xadrez