Assim como Lula e FHC, Campos ensaia investida em Minas

Da Redação
13/02/2013 às 07:36.
Atualizado em 21/11/2021 às 00:57
 (Arquivo hoje em dia - 19/10/2012)

(Arquivo hoje em dia - 19/10/2012)

Pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2014, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, vai colocar seu bloco eleitoral nas ruas de Minas. Por ser reduto do também presidenciável Aécio Neves (PSDB), um eventual aliado, a investida será sutil, para não melindrar ou prejudicar o tucano.
 
Na primeira articulação, Campos vai chamar ao Recife, nos próximos dias, o presidente do PSB mineiro, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, para traçar a estratégia do palanque no Estado. O governador vem dizendo a interlocutores que tem uma certeza: não pode abrir mão de Minas, terceiro maior colégio eleitoral do país.

Lacerda

Campos prepara seu desembarque em Minas Gerais com outra preocupação.O maior desafio começa pela capital Belo Horizonte: O prefeito Marcio Lacerda, apesar de filiado ao PSB, é mais aliado de Aécio do que o próprio Campos. A dúvida é saber de que lado ele vai ficar, com toda a máquina municipal preparada para uma campanha tucana ou socialista numa cidade com 2 milhões de eleitores.
 
Mas o esperado embate ultrapassa o quantitativo. Neste jogo entre os dois presidenciáveis leva a melhor quem mostrar poder de persuasão política. Em termos políticos: com quem vai Lacerda e sua trupe de cabos eleitorais.
Engana-se, no entanto, quem aposta em uma dobradinha de chapa entre Aécio e Campos, independentemente da cabeça. Embora não revelem, nenhum deles aceita ser um vice do outro. Fato é que ambos se incomodam, apesar de amigos. Campos o cobre de elogios. Aécio não subestima o poder de Campos no meio político, principalmente no Nordeste.
 
Parceria
 
Uma certeza os dois têm. Uma parceria está fora de cogitação. Um ensaio na eleição municipal de 2012 foi um desastre eleitoral, pelas consequên-cias nas urnas de Uberaba. Foi a única cidade mineira onde a dupla resolveu aparecer para pedir votos para Antonio Lerin (PSB), que liderava as pesquisas.
 
Apesar dos sorrisos, fotos, corpo-a-corpo, Aécio e Campos provaram de uma rejeição em dobro. Resultado é que o líder despencou nas pesquisas após a aparição das estrelas, e perdeu a eleição para Paulo Piau (PMDB).
 
A despeito do bloco de Campos ensaiando folia em Minas, e das caravanas que Aécio prepara para se tornar mais conhecido no Nordeste, ambos não tiveram só o que comemorar após o pleito de 2012.
Leia mais na Edição Digital




 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por