cores do pleito

Belo-horizontinos usam 'moda eleitoral' para revelar a escolha do voto

Raissa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
30/10/2022 às 10:39.
Atualizado em 30/10/2022 às 10:55
 (Raissa Oliveira/Hoje em Dia)

(Raissa Oliveira/Hoje em Dia)

Camisas da Seleção Brasileira, nas cores da bandeira ou vermelha; Adesivo no peito ou bandeira do Brasil. Muitos eleitores de Belo Horizonte usam roupas e acessórios para revelar silenciosamente seu voto e declarar seu apoio ao candidato escolhido durante o segundo turno das eleições 2022, que acontece neste domingo (30).

Na Escola Santa Marcelina, na região da Pampulha, a lista de adereços é longa e original: batom ou óculos vermelhos 'para simbolizar a união' com o Partido dos Trabalhadores (PT) de Lula ou roupas com as cores patrióticas do Brasil, em apoio a Bolsonaro (PL). Há ainda quem veio de camisa do Brasil e adesivo do petista. 

É o caso de Guilherme Gonçalves Dias, de 22 anos, que, apesar de se dizer inseguro, afirma que é importante mostrar que a camisa é do Brasil. “Sentimento de recuperar o nosso verde e amarelo, que foi politizado nos últimos anos. Não me senti seguro, mas é importante para mostra que a camisa representa o povo brasileiro e não um partido”, avalia. 

 (Raissa Oliveira/Hoje em Dia)

(Raissa Oliveira/Hoje em Dia)

Já a estudante Rebeca Rivka, 19, escolheu votar com uma camisa vermelha com a foto do candidato Lula estampada. “É mostrar força e mostrar que a gente não tem medo. Viver caracterizado de vermelho no segundo turno é reafirmar nossa força e nossa coragem”, afirma. 

Mãe e filha, Raolinda e Lorena Pereira, de 57 e 19, escolheram votar com as cores verde amarela, bandeira do Brasil e adereços de crença católica. 

Para Lorena, a vestimenta representa o orgulho. “Também estou com uma cruz, como eu sou católica, simbolizando que a gente não tem vergonha e não tem medo de votar”, pontuou. 

A mãe da jovem, comemora poder votar junto com a filha. “Eu fico muito orgulhosa de vim com e vê que ela pensa da mesma maneira que eu. Porque hoje em dia são muitas famílias que os filhos tem pensamentos divergentes”, enfatiza.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por