Audiência pública

Câmara dos Deputados ouve autoridades e movimentos sociais sobre impactos da mineração em Minas

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
01/06/2022 às 14:18.
Atualizado em 01/06/2022 às 14:26
 (Arquivo / Agência Brasil)

(Arquivo / Agência Brasil)

A Câmara dos Deputados, em Brasília, realiza uma audiência pública, às 15h30 desta quarta-feira (1º), para debater os impactos da mineração em patrimônios culturais e comunidades tradicionais de Minas Gerais. O requerimento foi feito pela deputada federal por Minas, Áurea Carolina, do PSOL.

Como justificativa, a parlamentar disse estar preocupada com o avanço da atividade minerária no Estado. Para ela, a mineração está causando diversas consequências à população, como a "redução da qualidade de vida, a poluição do ar, dos rios e da terra, o deslocamento forçado de pessoas, o desmantelamento das relações sociais e econômicas e, mais recentemente, o soterramento de comunidades inteiras pela lama tóxica”.

Entre os convidados para audiência estão a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Larissa Peixoto, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, representantes do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (organização associada à UNESCO), quilombolas e movimentos de proteção à Serra do Curral.

A deputada afirma que espera abrir uma “nova frente de trabalho” para renovar o comprometimento das instituições com o patrimônio cultural mineiro. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por