Casos de Aécio e Lula são provas de que democracia está funcionando, diz Toffoli

Estadão Conteúdo
23/02/2018 às 13:52.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:32
 (José Cruz/ABr)

(José Cruz/ABr)

As situações do senador Aécio Neves (PSDB-MG), investigado no Supremo Tribunal Federal (STF), e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro na "Lava Jato", demonstram o funcionamento da democracia, afirmou nesta sexta-feira (23), o ministro do STF Dias Toffoli.

Em debate sobre a transparência do Judiciário na Fundação Getulio Vagas (FGV) em São Paulo, o ministro lembrou que Aécio e Lula fizeram parte da construção e sanção de leis contra a corrupção.

O ministro citou a Emenda Constitucional 35, de 2001, que permitiu, após mais de um século, que políticos fossem investigados sem a autorização das respectivas Casas Legislativas. Na época, Aécio Neves era presidente da Câmara dos Deputados. "Quem capitaneou isso (a emenda)? Aécio Neves, que hoje é investigado. Quem mandou a lei? Lula, que depois foi condenado. É a democracia funcionando", declarou o ministro. Lula, no entanto, ainda não havia assumido a Presidência da República na época.

Grávidas presas

O ministro também destacou a decisão da Segunda Turma do Supremo, da qual ele faz parte, que concedeu habeas corpus coletivo a mães de crianças de até 12 anos e mulheres grávidas presas por tempo indeterminado.

"Essa decisão é tão simples. Foi apenas 'cumpra-se a lei'", disse o ministro. Ele afirmou que não foi o Judiciário que deu essa "benesse", mas o "achincalhado e tão criticado Congresso Nacional", que formulou a Constituição.

Ao citar o julgamento da Segunda Turma e falar sobre questões sociais, o ministro afirmou que "a inserção que ocorreu nos chamados 'anos Lula' não se sedimentou". Dias Toffoli foi indicado para o Supremo por Lula em 2009.
Leia mais:
Marcelo Odebrecht entrega e-mails sobre terreno para Instituto Lula
Privatizações não levam ao fim da corrupção, diz procurador da 'Lava Jato'
'Lava Jato' suspeita que corrupção elevou tarifa de pedágio em até quatro vezes
PF cumpre sete mandados de prisão na 48ª fase da Operação 'Lava Jato'
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por