Criticado

Declarações racistas de Bolsonaro em podcast repercutem na internet

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
13/09/2022 às 16:39.
Atualizado em 13/09/2022 às 17:00
 (Reprodução / YouTube)

(Reprodução / YouTube)

O candidato à reeleição à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), vem sendo criticado nas redes sociais por causa de declarações racistas que ele deu durante uma entrevista nessa segunda-feira (13).

O presidente usou mais de cinco minutos da conversa, que durou mais de quatro horas, para falar sobre racismo. O tema foi abordado pela iniciativa do próprio candidato, enquanto pedia para não terminar a entrevista antes de debater as pautas que ele desejava.

“Você é afrodescendente?”, perguntou Bolsonaro para um dos apresentadores, Felipe Vilela, com a intenção de que a conversa prosseguisse. “Tu é escurinho. Ah, isso é crime. Nunca ouviu falar que eu era racista, não?”, ironizou.

Veja a discussão a partir de 3 horas e 9 minutos de vídeo:

Vilela ressaltou que o assunto é estudado por ele há dois anos e que era um tabu dentro do meio evangélico, religião que ele segue. O apresentador também lembrou que Jair Bolsonaro chegou a afirmar que não existe racismo no país.

O presidente respondeu afirmando que o problema é existente, mas relevou. “Não da forma como falam que existe no Brasil”. Mas logo em seguida, o candidato à reeleição usou novamente expressões racistas ao relembrar que salvou um colega de afogamento no exército.

“Esse soldado é o Celso Negão. Um dia eu falei que ele é da cor da minha jaqueta”, declarou Bolsonaro, que usava uma jaqueta preta. “É a cor dele: azul. É racismo? É negão mesmo, pô!”, completou.

Veja algumas reações a falas de Jair Bolsonaro:

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por