Dificilmente faremos aliança com PMDB em nível nacional, diz Dilma

Estadão Conteúdo
13/11/2017 às 19:33.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:41
Corte rejeitou uma ação do extinto PSL para anular parte da decisão do Congresso que votou pelo impeachment em 2016 (Agência Brasil)

Corte rejeitou uma ação do extinto PSL para anular parte da decisão do Congresso que votou pelo impeachment em 2016 (Agência Brasil)

Uma aliança entre o PT e o PMDB para as eleições de 2018, como já vem sendo alinhada em alguns Estados, "dificilmente" acontecerá em nível nacional, afirmou a ex-presidente Dilma Rousseff em entrevista à rede alemã Deustche Welle.

Dilma defendeu o "perdão" ao brasileiro que foi às ruas e "bateu panela achando que estava salvando o Brasil, e que depois se deu conta de que não estava". O perdão, entretanto, não se estenderia ao PMDB ou PSDB.

Ainda assim, Dilma ponderou que algumas figuras do PMDB se posicionaram contra o processo de impeachment que levou Michel Temer à Presidência. "Dificilmente nós faremos aliança com o PMDB em nível nacional. Mas você vai falar que não pode fazer aliança com o Requião? Ele combateu o golpe. Você não vai fazer uma aliança com a Kátia Abreu? Ela foi outra que combateu o golpe", declarou Dilma, lembrando que Renan Calheiros também "não trabalhou pelo impeachment".

A história, apontou Dilma, está dando razão a ela, já que um dos principais cabos do impeachment, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, está preso e "vários processos mostram que ele comprou deputados".

O processo de impeachment, ou - como prefere Dilma - golpe, fez o PSDB "sumir", apontou a ex-presidente. "Os conservadores produziram a extrema-direita, o MBL e o Bolsonaro", afirmou Dilma, antes de questionar as alternativas que vêm sendo ventiladas. "O que é novo no Brasil? O gestor incompetente, tipo Trump? O João Dória? Ou será a animação de auditório como política social, que é o Huck?"

Leia mais:
Lula é 'culpado' pela ascensão do PMDB, diz Ciro Gomes
The Economist diz que Bolsonaro é um 'menino travesso', e não um 'messias'
MPF denuncia Mantega e outros 13 na Operação Zelotes

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por