Na mira

MP pede cassação de vice-prefeito de Ribeirão das Neves, eleito deputado estadual

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
25/01/2023 às 19:07.
Atualizado em 25/01/2023 às 19:29
 (Redes Sociais)

(Redes Sociais)

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação do deputado estadual eleito, Vitório Júnior (PP), vice-prefeito de Ribeirão das Neves. Ele deve tomar posse no próximo dia 1º, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral  (nº 0606419-49.2022.6.13.0000) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) vai apurar se houve, por parte do deputado eleito, abuso de poder político durante a campanha. 

Além do vice-prefeito, o prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins (União), também foi denunciado. Além da cassação de Vitório Júnior, o MPE pede a inelegibilidade dos dois investigados pelo prazo de oito anos.

Segundo a instituição, Vitório Júnior utilizou servidores da Prefeitura de Neves em sua campanha. Para disfarçar a prática indevida, ele teria promovido a demissão simulada de servidores municipais antes da campanha e a fez a recontratação logo após as eleições. Desta forma, o município teve um gasto alto para pagar as parcelas da rescisão dos servidores.

Além disso, o órgão afirma que vários servidores fizeram doações para a campanha, o que poderia ser uma forma disfarçada de utilizar recursos da administração na campanha do vice-prefeito.

O MPF também pede investigação sobre reajuste salarial abusivo e benefícios para servidores da Educação durante o período de campanha.

A Prefeitura de Ribeirão das Neves informou que ficou sabendo da ação através da imprensa e que ainda não foram citados oficialmente pela Justiça Eleitoral. 
"Assim que forem notificados, prestarão todos as informações necessárias à justiça eleitoral", afirmaram em nota. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por