Ninguém ficou fora do mensalão e 'Lava Jato', diz Torquato Jardim

Estadão Conteúdo
15/03/2018 às 13:32.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:53
 (Brunno Dantas/TJRJ)

(Brunno Dantas/TJRJ)

Ao falar sobre o combate à corrupção, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse nesta quinta-feira, 15, que ninguém na sociedade brasileira ficou fora do mensalão ou da "Lava Jato".

"O famoso mensalão, que foi julgado pelo STF, e a "Lava Jato" revelam que isso envolveu a todos, ativamente, passivamente ou por conivência. Ninguém ficou fora, ou pelo silêncio ou pela conivência", disse, durante painel do Fórum Econômico Mundial sobre América Latina, em São Paulo. Ele declarou ainda que as descobertas da "Lava Jato" revelam apenas 10% da corrupção no País, o que classificou como "a ponta do iceberg."

O ministro informou o resultado de uma apuração feita pelo Ministério da Transparência, pasta que ocupava anteriormente no governo Michel Temer. Segundo ele, em 3,5 mil municípios no País houve desvios de recursos públicos federais. "Dois terços dos municípios brasileiros sumiram com dinheiro de merenda escolar, material escolar e saúde", declarou. "Isso é muito mais sério que a "Lava Jato", estão destruindo o futuro do Brasil, estão destruindo as crianças do Brasil."

Torquato Jardim afirmou ainda que a ausência de uma imprensa forte em Estados e municípios aumenta a liberalidade por parte de políticos e o risco da prática de atos ilícitos.
Leia mais:
Pedido de impeachment de Barroso questionará parcialidade, diz Marun
AGU envia ao STF petição para que indulto vá a Plenário com prioridade
Segunda Turma retira do plenário habeas corpus sobre prisão em 2ª instância

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por