Eleições 2022

Pesquisa do Instituto Ipespe mostra Lula com 44%, Bolsonaro com 32% e Ciro com 8%

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
13/05/2022 às 15:40.
Atualizado em 13/05/2022 às 16:04

Pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (13), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 44% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) fica em segundo lugar com 32%. Em comparação ao último levantamento, realizado no dia 6 de maio, Lula se manteve estável e Bolsonaro oscilou um ponto percentual para cima, mas dentro da margem de erro que é de 3,2 pontos percentuais. 

Na sequência, aparecem o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 8%, e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) tem 2% e a senadora Simone Tebet (MDB), 1%. Luciano Bivar (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram. Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 7%. Indecisos representam 3% dos entrevistados.

Segundo turno

Lula vence também em todas as simulações de segundo turno. Confrontado com Bolsonaro, o resultado é 54% X 32%, com 10% de votos em branco, nulos, nenhum e indecisos.

No cenário com Ciro, Lula teria 52% a 25%, com 23% de votos em branco, nulos, nenhum e indecisos.

Já contra Dória, Lula apresenrta 55% contra 20%. Votos em branco, nulos, nenhum e indecisos somaram 25%.

O instituto testou um cenário com Ciro e Bolsonaro. Nesse caso, o pedetista venceria o presidente por 43% a 40%, com 17% de votos em branco, nulos, nenhum e indecisos.

Já quando o adversário é Dória, Bolsonaro vence por 40% a 48%, sendo que votos em branco, nulos, nenhum e indecisos somaram 22%.

Esta edição da pesquisa XP/Ipespe foi realizada por telefone com mil entrevistados entre os dias 9 e 11 de maio de 2022, com pessoas de 16 anos ou mais de todas as regiões do país. A margem de erro máxima estipulada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

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