por unanimidade

Reajuste de 11,77% aos servidores da educação de BH é aprovado em 1º turno

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
09/06/2022 às 16:50.
Atualizado em 09/06/2022 às 17:07
 (CMBH/Divulgação)

(CMBH/Divulgação)

O reajuste de 11,77% aos servidores municipais da rede de educação de Belo Horizonte foi aprovado por unanimidade em 1º turno, na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (9). O Projeto de Lei (PL 338/2022) recebeu 39 votos a favor e nenhum contra. Agora, a proposta volta a ser avaliada em 2º turno nas comissões, por ter recebido emendas momentos antes da votação.

A autoria do texto aprovado nesta quinta é da prefeitura de BH. O Projeto destina reajustes remuneratórios de 5% a partir de 1° de julho e de 6,45% a partir de 1° de novembro deste ano, além de promover reestruturação gradual da carreira de professores e oferecer progressão aos profissionais de outras carreiras, como bibliotecários, auxiliares e assistentes administrativos. 

O texto ainda prevê garantia do pagamento retroativo a janeiro de 2022 do piso nacional proporcional ao reposicionar, na tabela de vencimentos-base, servidores ativos e aposentados, posicionados no nível sete ou abaixo dele.

A categoria da Educação é uma das que não faziam parte do Projeto de Lei 320/2022, que trata do reajuste do salário de servidores PBH, aprovado em 2º turno na terça-feira (7).

Tramitação

Antes de ser votado em 2º turno no Plenário, a proposta recebe novas apreciações das comissões, já que houve a inclusão de emendas, que debatem questões como o critério de avaliação de desempenho e paridade entre professores da ativa e aposentados.

Se aprovado em definitivo na Câmara Municipal, o texto segue para sanção ou veto do prefeito Fuad Noman.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por