COMBATE À Fake news

Redes sociais foram usadas por extremistas para desacreditar mídia tradicional, diz Moraes

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
12/12/2022 às 16:42.
Atualizado em 12/12/2022 às 17:00
 (TSE / Reprodução)

(TSE / Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que a disseminação de fakes news é fruto de um pensamento antidemocrático e extremista, que só atrapalha a democracia. A afirmação ocorreu nesta segunda-feira (12), durante a solenidade de diplomação do presidente Lula.

Moraes disse que o Brasil completa 34 anos de estabilidade do estado democrático de direito, desde a promulgação da Constituição de 1988.

“Estabilidade democrática e respeito ao Estado de direito não significam ausência de turbulências, embates ou mesmo, como se verificou nas presentes eleições, ilícitos ataques antidemocráticos ao sistema eleitoral e à própria democracia.

De acordo com ele, os ataques à democracia e a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva são “fruto de um pensamento antidemocrático e extremista, que se baseia na utilização em massa das redes sociais, com o intuito de disseminar a desinformação, o discurso de ódio, as notícias fraudulentas, as famosas fake news”.

“A utilização das redes sociais como instrumento democrático de acesso a livre manifestação de pensamento foi desvirtuada por extremistas no intuito de desacreditar as notícias veiculadas pela mídia tradicional”, completou Alexandre.

O ministro também saiu em defesa das urnas eletrônicas, um dos focos de críticas e ataques durante as eleições. "E, mais uma vez, ficou constatada a ausência de qualquer fraude, de qualquer desvio ou mesmo de qualquer problema nas eleições. Jamais houve uma fraude constatada nas eleições realizadas por meio das urnas eletrônicas. Verdadeiro motivo de orgulho e patrimônio nacional”.

“Coube à Justiça Eleitoral, estudar, planejar e se preparar para atuar de maneira séria e firme no sentido de impedir que a “desinformação” maculasse a liberdade de escolha das eleitoras e eleitores e a lisura do pleito eleitoral”, disse Alexandre.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por