Senador do PMDB diz que Campos é "candidatíssimo"

Daniel Carvalho - Folhapress
08/03/2013 às 16:18.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:43
 (Agência Senado)

(Agência Senado)

RECIFE - Antigo rival, mas recém-aliado do PSB, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) lançou nesta sexta-feira (8) a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), à Presidência da República. Após conversa com o afilhado político de Campos, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), Jarbas disse que Eduardo é "candidatíssimo" e que já chegou, inclusive, a conversar com o governador sobre o tema.

"Eu acho que pelo que se conhece de Eduardo ele vai levar isso à frente. Acho que ele é candidato. Acho que ele é candidatíssimo. Nada mais natural que uma candidatura como a de Eduardo galgue um caminho normal, de absoluta naturalidade e que ele possa ser candidato", afirmou o senador.

Jarbas foi rival histórico do avô de Eduardo Campos, Miguel Arraes (1916-2005), e enfrentou o governador nas eleições de 2010. Em 2012, no entanto, surpreendeu ao se aproximar de Campos e a apoiar a candidatura de Geraldo Julio. O senador disse que vai conversar com integrantes da base de seu partido --o PMDB, onde é voz destoante-- e com senadores próximos a ele para promover encontros com Eduardo Campos. "Estou engajado nesse projeto", afirmou o peemedebista.

Vasconcelos disse ainda que Eduardo entrará na disputa em 2014 "para ganhar" e não apenas para garantir que a eleição vá para o segundo turno. "Ele é candidato para ganhar, é candidato para levar a eleição para segundo turno e disputar a eleição no segundo turno, se for o caso. Ele não vai fazer o jogo ou entrar nisso para provocar. Ele vai entrar para ganhar a eleição. Ele é um obstinado, tem revelado isso", afirmou o senador.

PT

O peemedebista também fez críticas ao PT. Para Vasconcelos, o ex-presidente Lula cometeu uma "insanidade" ao lançar a pré-candidatura da presidente Dilma Rousseff, em fevereiro. "O Lula cometeu uma insanidade política no momento em que ele lançou a presidente da República. Isso é muito ruim para ela [e é] péssimo para o país", disse, afirmando que o Brasil vive a retomada da inflação, teve um "pibinho" em 2012 e está "cheio de problemas, com muitos gargalos na infraestrutura".

O senador também criticou o que chamou de "ataque contundente" do PT às prováveis candidaturas de Eduardo Campos e do senador Aécio Neves (PSDB). "É querer sequestrar as alternativas que a população pode ter e ter somente essa via única de PT: só o PT resolve, só o PT é bom, só o PT tem alma, só o PT tem coração, só o PT tem ética. Não é bem assim."

A fala de Jarbas Vasconcelos pegou os socialistas de surpresa. O prefeito Geraldo Julio, que presenciou as declarações do senador, desconversou ao ser questionado sobre a candidatura de Campos.

Julio disse que o foco da conversa foram possíveis parcerias entre a prefeitura e o senador e adotou o discurso que representantes do PSB têm adotado em público, de que não é saudável antecipar o debate eleitoral.

Procurado, o governador de Pernambuco não se manifestou.

 

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por