Funcionalismo estadual

Vetos de Zema aos reajustes dos servidores só devem chegar à Assembleia na quarta

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
05/04/2022 às 15:48.
Atualizado em 05/04/2022 às 16:31
 (Lucas Prates/ Hoje em Dia)

(Lucas Prates/ Hoje em Dia)

O líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Gustavo Valadares (PMN), confirmou à reportagem do Hoje em Dia que a mensagem do governador Romeu Zema (Novo) com os vetos no projeto de lei que reajusta os salários dos servidores só deve chegar ao Legislativo na quarta-feira (6) à tarde.

Desta forma, segundo o líder do governo, a leitura da lei de reajuste, com os vetos, só deve acontecer na quinta-feira (7).

O projeto de reajuste dos servidores foi sancionado e já pode ser aplicado pelo Poder Executivo aos servidores, mas o índice que pode ser aplicado, enquanto os vetos não  forem derrubados, é de 10,06%, conforme proposta original do governo.

Os deputados tinham aprovado reajustes maiores para professores (33,24%), forças de segurança (24%) e saúde (24%). Porém o governador Romeu Zema vetou estes trechos.

Os reajustes aprovados pelos deputados previam o cumprimento de acordo feito ppr Zema com as forças policiais, em 2019, e garantir o cumprimento da lei do Piso Salarial da Educação.

Após leitura da mensagem com os vetos no plenário da Assembleia, uma comissão especial será montada para apreciação do veto e os deputados tem 30 dias para manter ou derrubar o veto.

Segundo Gustavo Valadares, o reajuste de 10,06% é o máximo que o governo pode fazer, mantendo a responsabilidade e o respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. "Vai ser com esse argumento que eu vou bater de porta em porta nos gabinetes dos deputados para convencer meus colegas deputados a manter is vetos do governador", disse.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por