Programa Provias

Zema culpa ‘politicagem’ da ALMG por atraso em obras para recuperação das estradas mineiras

Leíse Costa
leise.costa@hojeemdia.com.br
04/04/2022 às 17:44.
Atualizado em 04/04/2022 às 18:01
 (Marco Evangelista/Imprensa MG)

(Marco Evangelista/Imprensa MG)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), culpou os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelo atraso nas obras de recuperação das estradas rodoviárias do estado. A acusação foi feita durante o lançamento do “Provias”, pacote de investimento de R$ 2 bilhões em obras para pavimentação e melhorias da malha rodoviária mineira,  na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (4).

Durante sua fala, o governador criticou, sem especificar nomes, parte dos deputados estaduais pelo atraso na aprovação do Projeto de Lei que detalhava a destinação de R$ 11,06 bilhões dos R$ 37,68 bilhões do acordo fechado pelo Estado com a Vale em reparação ao rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019. Dos R$11 bilhões, R$ 1,4 bilhão foi destinado ao Provias.

“Poderia ter sido lançado há dez meses, mas o pequeno atraso de 5 meses para votação na Assembleia, na minha opinião, por motivos de politicagem por parte de alguns deputados atrasou (as obras) por um ano (a votação)”, disse.

No final, a aprovação do projeto pela ALMG só ocorreu em julho, o que, segundo Zema, impossibilitou o início das obras devido ao período chuvoso. “Se tivesse sido votado com agilidade, porque fizemos um acordo em fevereiro do ano passado e foi imediatamente para Assembleia, se tivesse sido votado em março, nós teríamos tempo para licitar e fazer alguma coisa antes do último período chuvoso, mas politicagem é que atrapalha Minas e o Brasil”, afirmou.

Em tom de campanha, Zema, que é considerado nome certo como candidato à reeleição ao governo do Estado, também alfinetou os deputados mineiros. “Mas o povo tem ficado sábio e está começando distinguir muito bem quem só fala e só tem discursos vagos e quem realmente faz entregas completas”, finalizou.

Provias

O Provias foi anunciado pelo Governo como o maior pacote de obras rodoviárias da última década. De acordo com a  Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), serão destinados cerca de R$ 2 bilhões em investimentos para requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.

As ações do programa se dividem em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.

Obras

No total, serão 55 obras de recuperação funcional em 1.770 quilômetros da malha rodoviária e 44 empreendimentos pavimentações e construção de pontes, que somam cerca de 807 quilômetros.

Uma das obras é a recuperação funcional da BR-367, no Vale do Jequitinhonha, que liga Minas à Bahia. A obra completa soma aproximadamente 193 quilômetros de extensão e tem investimento total de R$ 85 milhões.

As intervenções estão em andamento e a expectativa é que todo percurso seja concluído no primeiro trimestre de 2023.

Um dos exemplos de obras de pavimentação está na LMG-760, entre o Parque Estadual do Rio Doce e o entroncamento para a BR-262, em São José do Goiabal, na região Central do estado. O empreendimento que está previsto para ser concluído em setembro de 2022, conta com investimento de R$ 128 milhões e tem 57 quilômetros de extensão.

Outra intervenção que acaba de ser iniciada é a construção da ponte sobre o Rio São Francisco, na MG-402, no Norte de Minas. A estrutura terá cerca de 1 quilômetro de extensão. Já no Triângulo Mineiro, um dos destaques é a recuperação funcional da MGC-497, entre Uberlândia e Prata, com cerca de 78 quilômetros de extensão, e MG-255, de Itapajipe a Iturama, com cerca de 92 quilômetros de extensão. 

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