Cosud

Zema diz que foi 'mal interpretado' quando falou de pessoas vivendo de auxílio emergencial

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
03/06/2023 às 09:59.
Atualizado em 03/06/2023 às 10:10
 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

O governador Romeu Zema (Novo) disse, neste sábado (3), que foi "mal interpretado" quando falou ontem durante coletiva do primeiro dia do 8º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que é realizado em Belo Horizonte neste fim de semana. Na ocasião, Zema teria questionado o pagamento de auxílios para cidadãos, dizendo que os estados das duas regiões são os que mais produzem por terem menos pessoas trabalhando do que recebendo ajuda governamental.

"Quando se fala em Sul e Sudeste, temos uma semelhança enorme. Se tem estados que podem contribuir para este país dar certo, são os sete aqui envolvidos. São estados onde, diferente da maioria, há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial. O setor produtivo é muito mais dinâmico. Boa parte da solução do Brasil passa por esses sete estados”, disse.

A fala repercutiu mal entre políticos e celebridades nas redes sociais. Muitos a consideraram como um discurso xenofobico.

Na manhã deste sábado, ao abrir o segundo e último dia de Cosud na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o governador mineiro se retratou.

“Ontem, por uma questão talvez de não usar as palavras mais adequadas, fui mal interpretado. Quem conhece os brasileiros sabe que ele quer um trabalho digno. Ele recebe o auxílio porque não tem opção. E nós governadores do Sul e Sudeste priorizamos a geração de empregos. Acreditamos que esse é o melhor caminho. O auxílio é importante, mas o que vai fazer com que o brasileiro tenha dignidade é a geração de emprego”, explicou.

Cosud

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em Belo Horizonte, em 2019. Entre as várias ideias por trás do projeto, o principal objetivo do grupo é ampliar a atuação entre os estados das duas regiões, que concentram cerca de 70% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

As edições já passaram por todas as Unidades Federais e, este ano, retorna para Belo Horizonte.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por