Eleições 2022

Zema diz ser pouco provável apoio a Aécio para Senado: 'Só se o Aro concordar'

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
28/07/2022 às 10:31.
Atualizado em 28/07/2022 às 10:58
 (Bruno Cantini/Divulgação)

(Bruno Cantini/Divulgação)

O governador Romeu Zema (Novo) avaliou como "pouco provável" um apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB) para o Senado, nesta quinta-feira (28). A fala vem um dia após o atual deputado federal mineiro admitir que pode disputar uma vaga à câmara alta do Congresso nas eleições de outubro.

De acordo com Zema, o partido já assumiu um compromisso de apoio com o deputado federal Marcelo Aro (PP) para ser o candidato da chapa ao Senado. "Da minha parte nós temos um compromisso assumido com o Aro e não vamos deixar, de forma alguma, esse acordo", disse em entrevista à Rádio Super, na manhã desta quinta-feira (28).  

No entanto, o candidato à reeleição ao Governo de Minas, não descartou a aliança com  Aécio Neves. Segundo Zema, um novo compromisso pode ser firmado, caso Marcelo Aro concorde em ceder o lugar para o ex-governador mineiro. 

"Só se o Marcelo Aro concordar, o que eu acho pouco provável. Eu vejo que hoje o mais provável é que nós venhamos a caminhar com o Aro à candidato ao senado. Mas se ele falar que abre mão, aí é outra história", avalia. 

Vice-governador

Em negociações recentes, o PSDB teria condicionado a liberação do jornalista Eduardo Costa (Cidadania) - federado ao PSDB - para integrar a chapa de Zema como vice, a indicação de Aécio para o Senado. Segundo Zema, o jornalista seria o nome ideal para contribuir com o fortalecimento da chapa, mas ressalta que vai acatar a decisão do partido tucano.

"Nós vamos acatar a decisão do partido. Se eles falarem não, paciência. Gostaríamos muito que o Eduardo Costa, uma pessoa muito preparada, que conhece muito BH e que pode contribuir [caso integre a chapa], mas depende do PSDB", disse. 

O governador de Minas afirmou que na política “as decisões são feitas às 23h59 do último dia”. Agora, o Novo aguarda a reunião do colegiado da federação PSDB-Cidadania que se reunirá apenas em 5 de agosto para decidir os rumos da chapa. 

“À medida que o cenário vai ficando mais visível, mais próximo, as pessoas vão optando por posições que julgam ser as melhores. Então, é a política como ela funciona aqui em Minas, como funciona no Brasil. Vamos aguardar que em breve nós teremos o nome”, afirmou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por