Minas Gerais

Zema é reeleito em primeiro turno com mais de 56% dos votos válidos

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
02/10/2022 às 20:48.
Atualizado em 02/10/2022 às 21:31
Governo Zema é avaliado como positivo por 41% dos mineiros (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Governo Zema é avaliado como positivo por 41% dos mineiros (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Romeu Zema (Novo) foi reeleito para um segundo mandato em Minas Gerais. Com 92% dos votos apurados, o governador está com 56,7% dos votos e não pode mais ser alcançado por nenhum candidato. O principal adversário do governador, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) está com 34,5% dos votos.

Romeu Zema chegou ao governo como um concorrente “outsider” em 2018, fazendo um discurso contra as instituições e políticos tradicionais. 

A uma semana das eleições daquele ano, o candidato do Novo, até então desconhecido da maior parte da população, tinha aproximadamente 10% das intenções de voto, de acordo com os principais institutos de pesquisa.

Com um discurso vinculado ao de Jair Bolsonaro, Zema conseguiu crescimento rápido nas pesquisas e ultrapassou Fernando Pimentel (PT), na época candidato à reeleição.

Romeu Zema conseguiu um lugar no segundo turno contra Antonio Anastasia, na época filiado ao PSDB, e terminou a eleição como vencedor.

Quatro anos depois, Zema adaptou seu discurso e tenta uma aproximação com o mundo político. Durante seu primeiro mandato, o governador reeleito enfrentou muitas dificuldades com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa e viu muitos de seus projetos estacionarem no parlamento estadual.

Em 2018, Zema disputou as eleições apenas com o apoio do partido Novo. Em 2022, o governador conseguiu alinhar alguns partidos num arco de alianças com dez partidos: PP, Podemos, Solidariedade, Patriota, Avante, PMN, Agir, DC, MDB e Novo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por