Presidente só conseguiu maioria em três bancadas

Bruno Moreno
bmoreno@hojeemdia.com.br
18/04/2016 às 02:01.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:00
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

Ao contrário do que se esperava os estados do Sul não foram os que deram a maioria dos votos a favor da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Pelo menos percentualmente, quem mais contribuiu para que o processo avançasse rumo ao Senado foram dois estados do Norte: Amazonas e Rondônia, em que a bancada inteira, cada uma composta por oito deputados, votou contra a petista.

Na sequência aparecem Goiás (94%) e Roraima (87,5%), empatado com o Rio Grande do Norte, o Distrito Federal e Santa Catarina, que foi o estado sulista que mais deu votos contrários a Dilma, percentualmente, na sessão de ontem.

Por outro lado, o Amapá, também na região Norte, foi o que deu mais votos a Dilma, percentualmente. Foram quatro votos a favor dela, três contra e uma abstenção. Em dois estados, Acre e Piauí, a bancada ficou dividida, com metade para cada um dos lados.

Mineiros
Dos 53 deputados mineiros, 41 votaram a favor do impeachment da presidente Dilma. O primeiro a votar foi Adelmo Carneiro Leão (PT). Ele foi seguido por Aelton Freitas (PR), também contrário ao impedimento. Colega de partido, a deputada Brunny disse que votar pelo impeachment seria mais fácil. “Mas voto contra porque sou PR e porque não sou covarde”, afirmou.

O critério para que a investigação contra Dilma avançasse para o Senado, que é a aprovação da abertura do processo por dois terços, foi alcançada por 19 das 27 unidades da federação. O número mínimo não foi alcançado apenas junto às bancadas do Mato Grosso do Sul, Pará, Maranhão, Acre, Piauí, Ceará, Bahia e Amapá.

Dos estados do Nordeste, a Bahia e o Ceará deram mais votos a Dilma, com 22 e 11 favoráveis a ela, respectivamente. O outro estado que deu maioria a Dilma foi o Amapá.Editoria de Arte Editoria de Arte

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por