Muita gente já pegou e ainda vai pegar estrada neste Carnaval. Mas tem gente que só vai sair hoje ou amanhá. Mesmo assim, antes de colocar seu chapéu de Carmen Miranda é bom fazer um pequeno check-list do carro. Em cima da hora não dá para uma revisão completa, mas pequenos cuidados podem garantir a tranquilidade durante o trajeto. 
 
Antes de mais nada, verifique se o automóvel está com a manutenção programada em dia. No manual há os limites de quilometragem e data para a revisão. Caso esteja com os prazos vencidos, é melhor deixar o carro na garagem.
 
Confira as condições dos pneus, certifique-se de que os sulcos da banda de rodagem estão nos limites de tolerância para garantir aderência em situações de piso molhado. Fabricantes recomendam sulcos com no mínimo três milímetros de profundidade. Uma moeda de R$ 1 pode servir de parâmetro para verificação. A borda amarela não pode ficar para fora do sulco.
 
E não se esqueça do mais elementar: verifique a pressão dos pneus, inclusive do estepe. Para quem não sabe de cor, há uma plaqueta na coluna da porta do motorista ou na tampa de combustível que indica a calibragem exata para o carro vazio e carregado.
 
Não deixe de conferir o nível do fluido de freio, assim como a água do radiador e do óleo do motor. Lembre-se de verificar a vareta do lubrificante com o motor frio e o carro parado em piso plano, para obter uma leitura precisa.
 
Outra atenção é com as lâmpadas. Cheque se farol baixo, facho alto, piscas, lanterna, luz de ré e freio estão acendendo corretamente. Se possível, tenha sempre algumas lâmpadas de reserva para evitar uma multa e também que o amigo trafegue com luminosidade e visibilidade falhas.
 
E, para finalizar, confira se está levando documentos do carro, cartão da seguradora e os equipamentos obrigatórios, como macaco, triângulo e até mesmo o controverso extintor de incêndio – que mesmo não sendo mais obrigatório, caso esteja no carro deve estar na validade.
 
E o mais importante: se for beber, não dirija e use camisinha (no resto do ano também)!