Adaptados à rotina da casa dos pais ou ao apartamento onde moravam sozinhos, muitos recém-casados sentem dificuldades para administrar o novo lar "a dois". Com disposição e decisões simples, é possível facilitar muito o processo de adaptação do casal e criar uma rotina de organização para a casa. Confira dez dicas para ajudar o casal a tirar de letra a adaptação:

1) Façam um planejamento sobre o funcionamento da casa e quais os tipos de funcionários serão contratadados: diarista ou empregada fixa.

2) Planejem a mudança para evitar estresse. Se não puderem, contratem um profissional para fazer a primeira organização do lar. Assim, o casal já começa a vida em um ambiente inicialmente estruturado.

3) Dividam as tarefas domésticas e anotem as atribuições de cada um para evitar confusões. Lembrem-se que cuidar da casa é dever de ambos e o quanto antes o casal tiver clareza sobre a importância do trabalho colaborativo e compartilhado, mais sucesso terão em fazer do novo lar um ambiente leve e organizado.

4) Instituam o "mural das regras da casa ", com premissas e regras básicas do casal.

5) Montem uma lista de compras padrão de supermercado para evitar o estresse de ter sempre que se lembrar do que está faltando e esquecer algum item.

6) Combinem um dia da semana para ir ao supermercado. AS compras semanais evitam desperdício e aumentam a efetividade na escolha dos produtos que serão consumidos.

7) Organizem os armários logo após a mudança e não deixem nada sem lugar definido. Nesse ponto, um profissional especializado pode ser fundamental, para implantar boas práticas na casa.

8) Usem e abusem de aliados na organização, tais como cestas, penduradores e etiquetas.

9) Montem uma rotina da casa de acordo com as necessidades, com dias definidos para lavar e/ou passar roupas. Lembrem-se que roupas de cama e toalhas de banho devem ser trocadas todas as semanas. Esses itens podem ser lavados juntos, mas separados das roupas de vestir.

10) O ideal é ter apenas três jogos de roupa de cama e de toalha de cama por casal e dois jogos para visitas, se for o caso.

Fonte: Bia Martins é sócia da Bia Martins - Organizadora de Lares, empresa especializada em organização, rotina diária e adaptaçao dos funcioários da casa.