6 segredos para melhorar o currículo e se destacar no Linkedin

Da Redação
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22/03/2018 às 06:00.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:55
 (Divulgação)

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Com mais de 29 milhões de usuários, a rede social Linkedin se tornou uma das principais ferramentas do mundo para quem está procurando emprego. Mas para se destacar em uma rede com tanta gente e conseguir atrair a atenção de uma boa empresa, é preciso tomar alguns cuidados.

Veja como enriquecer seu currículo e se destacar no Linkedin.

 1) Jamais mentir: Alcançar os requisitos de uma oportunidade pode ser uma tarefa árdua e a tentação de exagerar habilidades está sempre presente. Porém, inventar a certificação em um curso ou trocar o "Básico" por "Avançado" na fluência em um segundo idioma, por exemplo, é uma péssima maneira de tentar se destacar.

 2) Seja visto: Em uma era da profusão frenética de selfies, é inadmissível que o perfil do Linkedin continue sem que o empregador tenha ideia de quem o interessado seja. Segundo Fábio Procópio, as empresas não vão contratar por conta do visual, mas uma fotografia apresentável aumenta a credibilidade do candidato. Não precisa ser uma fotografia de braços cruzados, de terno ou gravata, principalmente se a sua personalidade, expectativas e estilo de vida fogem do tradicionalismo ou sistemas engessados.

 3) Indicações: Tendo como base um perfil bem completo, é primordial acrescentar as suas "Skills", ou seja, as suas aptidões. Além disso, as indicações de terceiros são muito importantes para validar sua maestria. Por isso, indique para ser indicado sempre que possível, a retribuição conta muito neste fator.

 4) Seja acessível: Após a elaboração de um currículo, não faz sentido mantê-lo privado, até por que as empresas dificilmente vão conseguir entrar em contato. Da mesma forma, é crucial manter um engajamento no site, "Então compartilhe informações, notícias, curta as informações que as pessoas postam e comente. Isso é muito importante porque mostra que você está ali ativo, que você está interessado", recomenda o especialista.

 5) Visite e seja visitado: O Linkedin também permite que os usuários saibam quem visitou seu perfil e, infelizmente, essa opção acaba sendo subestimada. Saber quem visitou o perfil é uma vantagem estratégica e uma chance de conquistar novos contatos. Então se um profissional visualizou o seu perfil, é recomendável retribuir a visita.

 6) Foco: Assim como em qualquer rede social, os excessos também não são bem vistos no Linkedin. O contato com diversos profissionais pode ser empolgante, porém adicionar pessoas deliberadamente não é uma boa estratégia e o foco é fundamental. O coach salienta que é indispensável usar a rede social de maneira inteligente porque senão, o seu perfil pode se voltar contra você. Portanto, seu perfil não deve conter fotografias que você postaria no Facebook por exemplo, ou posicionamentos políticos polêmicos e polarizados.

Fonte: Fábio Procópio, líder de comunicação da Eureca, consultoria especializada em processos seletivos

  

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