Ações sustentáveis simples premiam empresas de Minas

Nathália Moreira - Do Hoje em Dia
29/11/2012 às 10:49.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:52
 (BOM JESUS EXTRAÇÃO MINERAL/DIVULGAÇÃO)

(BOM JESUS EXTRAÇÃO MINERAL/DIVULGAÇÃO)

Pequenas e microempresas preocupam-se cada vez mais com atitudes conscientes e conseguem resultados positivos nas áreas social, econômica e ambiental. Um exemplo disso é o resultado do Prêmio Sebrae-MG de Práticas Sustentáveis, que destaca ações eficientes das organizações. Por causa de ações simples, mas com bons resultados, 12 empresas mineiras foram escolhidas pela premiação. Uma delas é a PGM Sistemas, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que desenvolve softwares para o comércio.

Há 20 anos no mercado, ela contabiliza mais de 1.200 clientes em dez estados. A ideia de investir em sustentabilidade surgiu em janeiro deste ano, após a reforma do prédio onde funciona. O seu fundador, Gilberto Moura, buscou ações voltadas para a economia de energia. Foram investidos R$ 90 mil para a compra de 28 placas fotovoltaicas, que captam energia solar e a transforma em elétrica, destaca o diretor da empresa, Vitor Arantes Moura.

Essa solução gera 80% economia no consumo de energia. As placas evitam pagamentos excessivos da conta de luz e geram lucro. “Nossa energia, ao ser transformada, faz funcionar ar-condicionado, computadores e impressoras. Aos finais de semana, quando não há expediente, vendemos a energia para a Cemig. É lucrativo. Contribuímos com o planeta e com o nosso bolso”, afirma o diretor.

Outra iniciativa sustentável da PGM é a coleta seletiva. A ação consiste em separar o lixo e, ao mesmo tempo, incentivar o consumo consciente. “Até agora só tivemos resultados positivos. Queremos ser empresa referência em trabalhos voltados para a sustentabilidade, um exemplo para as demais”, enfatiza.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por