Aécio e Lacerda começam discutir nomes para sucessão de BH

Ezequiel Fagundes - Hoje em Dia
15/02/2016 às 20:22.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:25
 (Aécio Neves Oficial/Divulgação)

(Aécio Neves Oficial/Divulgação)

 

 

A nove meses das eleições, o presidente nacional do PSDB e senador, Aécio Neves, e o prefeito Marcio Lacerda (PSB) iniciaram nesta segunda-feira (15) em Belo Horizonte uma série de reuniões para discutir a sucessão da capital mineira. Passado o Carnaval, a discussão agora gira em torno dos nomes que vão compor a chapa para concorrer à prefeitura. O senador e o prefeito almoçaram juntos.

Antes de falar com o prefeito, Aécio teve um longo encontro com aliados no escritório político do senador na Savassi. Participaram da reunião os presidentes estadual e municipal da legenda, deputado federal Domingos Sávio e Reinaldo Alves Costa, respectivamente, além dos dois pré-candidatos do partido, deputados estaduais João Vítor Xavier e João Leite e o ex-secretário de governo Danilo de Castro.

 

A intenção do PSDB é a de manter e aprimorar a aliança com o PSB. Em março do ano passado, Aécio e Lacerda já haviam se reunido para tratar do assunto. Nos bastidores, a informação é ade que Lacerda ainda estaria insistindo com Aécio para lançar o senador Antonio Anastasia (PSDB) que, por sua vez, já disse reiteradas vezes não interesse de deixar o Senado. Com Anastasia no páreo, Lacerda teria caminho livre para se candidatar ao governo em 2018. Isso porque o ex-governador é considerado candidato praticamente imbatível em BH.

 

Pré-candidato tucano à Presidência da República em 2018, Aécio sabe que não pode perder o controle político da capital do Estado com segundo maior eleitorado do país.

Acordo

 

Para manter a aliança com o PSDB e viabilizar o nome dele para 2018, Lacerda está disposto a ceder a cabeça de chapa em favor dos tucanos. Em troca, o PSDB abriria mão de lançar candidatura própria ao governo de Minas para apoiar Lacerda na próxima campanha ao Palácio da Liberdade, em 2018.

 

Três nomes ligados ao grupo político de Aécio Neves estão no páreo para encabeçar a possível dobradinha com o PSB. São eles: o deputado estadual João Vítor Xavier (PSDB), o ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP), e o vice-prefeito da capital, Délio Malheiros (PV). Alberto e Délio estariam esperando apenas o aval da cúpula tucana para trocar de legenda. João Leite também é cogitado.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, bastante próximo ao prefeito, deverá ser o indicado para ser o vice da chapa. De perfil técnico, deixou o PP, mas ainda não se filiou ao PSB.

A dobradinha entre PSDB e PSB teve início em 2008. Oriundo do meio empresarial, o prefeito era praticamente um desconhecido na política, apesar de já ter ocupado cargos nos Executivos federal e estadual. Mesmo assim, venceu a eleição em disputa acirrada de segundo turno. O acordo foi repetido na campanha de 2012, quando Lacerda foi reeleito logo no primeiro turno. Dessa vez, sustentado somente pelo PSDB, pois o PT havia rompido com o prefeito.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por