A festa de aniversário do chefão da facção Família do Norte

Estadão Conteúdo
04/01/2017 às 16:03.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:18

A facção Família do Norte (FDN) é apontada pela Polícia Federal como a terceira maior facção do Brasil - atrás apenas do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV). A organização criminosa surgiu por volta do ano de 2006 após a união de dois grandes traficantes amazonenses que cumpriam suas penas em presídios federais. Gelson Lima Carnaúba, o G, e José Roberto Fernandes Barbosa, o Pertuba, saíram do sistema prisional federal com destino ao Amazonas "determinados ou orientados", segundo a PF, a estruturarem uma facção criminosa nos moldes do PCC e CV.

Desde o início da investigação sobre a FDN, os investigadores ficaram impressionados com o poder de suas principais lideranças. Logo no início da investigação chegou ao conhecimento dos delegados e procuradores um vídeo do aniversário de José Roberto Barbosa, o Pertuba, no qual ele é tratado como os antigos "capos" da máfia italiana retratados no filme "O Poderoso Chefão". No vídeo, Pertuba recebe convidados em um buffet de luxo e enquanto é entoado o "parabéns" acontece o beija-mão seguido da entrega de presentes como colar, anel e relógio de ouro.

Pertuba ou Messi, como José Roberto é conhecido, é o principal líder da FDN. Antes mesmo da facção já era apontado como uma grande traficante do Amazonas. Segundo a PF, de dentro da prisão, o traficante determina assassinatos, roubos, sequestros, torturas e coordena o tráfico de drogas no Estado.

Leia mais:
Amazonas sabia de plano de fuga em massa antes de massacre, diz ministro
Governo do Amazonas identifica oito lideranças da Família do Norte
Fugitivo da penitenciária de Manaus faz sucesso na internet: 'deu jaca'

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por