Academia de ‘bikes’ investe R$ 2,2 milhões em BH

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
20/01/2016 às 07:27.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:05
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Estar em forma e com saúde é hoje um dos principais desejos dos brasileiros. Foi de olho nessa tendência que o empresário Rafael Damasio trouxe dos Estados Unidos para Belo Horizonte a inspiração para a criação de um centro de treinamento que foge do conceito convencional de academia.

Inaugurada no final do ano passado no bairro Mangabeiras, com investimentos de R$ 2,2 milhões, a Power Cycle traz como novidade a wattbike, bicicleta inteligente, de fabricação inglesa, que é capaz de medir a potência e a técnica de pedalada do aluno.

“Mesmo com o fraco desempenho da economia, o setor da saúde é promissor e altamente rentável”, justifica Damasio, que é praticante de ciclismo há mais de 15 anos.

Segundo ele, com a wattbike é como se o aluno estivesse realmente pedalando em um ambiente externo. “A equipe inglesa de ciclismo, considerada a melhor do planeta, utiliza essas bikes nos treinos. Agora, os belo-horizontinos também contam com o equipamento”, afirma.

Instalado em uma área de 550 metros quadrados, o novo centro de treinamento oferece um ambiente exclusivo para avaliações dos alunos praticantes da modalidade. No espaço, denominado sala de bike, são registrados dados como taxa de batimento cardíaco, potência e cadência para tornar o exercício mais eficiente. As informações são repassadas online ao aluno, num telão totalmente iluminado.

“É bem diferente do spinning. Trata-se de um programa de performance, como se o aluno fosse um atleta de elite”, diz.

O moderno sistema também proporciona ao praticante experimentar, em realidade virtual, uma pedalada em diferentes circuitos do mundo. “Os professores podem atuar de forma instantânea no desempenho do aluno, intensificando ou não o treino e possibilitando resultados mais precisos”, afirma.

Ao todo, a academia oferece 40 wattbikes e disponibiliza ainda um simulador. Com ele, durante o “pedal”, o aluno pode experimentar sensações como a de estar treinando a até 5.100 metros de altitude.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por