Ajuste no motor deixou Oroch 2.0 mais eficiente

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
23/06/2017 às 19:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:13
 (Fotos RENAULT)

(Fotos RENAULT)

O Renault Duster Oroch chegou no mercado no segundo semestre de 2015 como opção para quem busca capacidade de carga, espaço para cinco ocupantes, mas sem o tamanho de uma picape média nem o aperto de uma leve. Aproveitando a base do utilitário-esportivo (SUV) Duster, conseguiu resolver a equação espacial, afinal o jipinho franco-romeno sempre foi referência em espaço interno e tem caçamba de 683 litros, mas sempre pecou no consumo, tanto com motor 1.6 quanto 2.0. 

Testamos a linha 2017 da Oroch, na versão Dynamique 2.0, com transmissão automática de quatro marchas, que chegou com modificações no motor, pneus “verdes” e um sistema de regeneração da carga da bateria que utiliza a inércia das rodas, nos momentos em que o pé não está no acelerador. A Renault crava um redução do consumo na casa dos 10% com as modificações.

Realmente o Oroch está mais comedido. Em nosso teste, a picape estava abastecida com álcool e anotou média de 7,9 km/l no trajeto misto (rodoviário e urbano). 

Coluna do meio

A Oroch, por ser derivada do Duster (mas com 15 centímetros a mais de comprimento da carroceria), é imbatível no quesito espaço interno e volume da caçamba. Mas nem por isso dá para equipará-la com uma picape média. Afinal, foi projetada sobre a plataforma de um SUV, que nasceu da base de uma família de compactos (Logan e Sandero). 

Mesmo assim é uma opção para quem busca a comodidade de um automóvel de passeio e precisa de uma caçamba, mas não tem dinheiro e nem espaço na garagem para uma média do porte da S10 e similares. A versão Dynamic 2.0, com caixa automática, parte de R$ 82 mil e pode beirar os R$ 89 mil. Não há outra picape com a mesma lotação e tipo de transmissão mais barata que ela.

Por outro lado, a Oroch cobra seu preço com um acabamento espartano e uma arquitetura interna defasada e com comandos mal posicionados (herança dos dias de miséria do Logan, quando nasceu para ser o carro de 5 mil euros na Romênia). Os materiais são simples e, mesmo que seja possível revestir os bancos com couro, o aspecto é pobre. 

Renault Duster Oroch Dynamique 2.0Fotos RENAULT / N/A

O que é?
Picape intermediária, quatro portas e cinco lugares.
Onde é feita?
Fabricada na planta da Renault em São José dos Pinhais (PR).
Quanto custa?
Base – R$ 82.090
Testado – R$ 85.390
Completa – R$ 88.880
Com quem concorre?
A Duster Oroch tem como concorrente apenas a Fiat Toro, na versão com motor flex 1.8 e caixa automática de seis marchas, que parte de R$ 87.490.
No dia a dia
O pacote de conteúdos da versão é farto e conta com direção elétrica, ar-condicionado, multimídia com tela de sete polegadas e navegador GPS, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores elétricos), rodas de alumínio aro 16, faróis de neblina e opção de revestimento em couro e pacote Pack Outsider, que inclui molduras nos para-lamas, no para-choques e um segundo par de faróis auxiliares. 
Motor e transmissão
O motor 2.0 16v de 148 cv e 20,9 mkgf é um velho conhecido do consumidor brasileiro. As modificações na unidade, que inclui novos anéis de segmento e a inclusão do sistema ESM para acionamento do alternador, contribuíram para torná-lo mais eficiente. O único “senão” fica por conta da transmissão automática de quatro marchas que estrangula o motor.
Como bebe?
Abastecida com álcool, a unidade testada registrou média de 7,9 km/l no combinado entre trajeto urbano e rodoviário.

Por ser uma picape, a suspensão é firme, mas utiliza conjunto independente nas quatro rodas, o que contribui para o conforto dos passageiros, principalmente de quem viaja no banco traseiro. Os freios seguem o padrão com disco no eixo dianteiro e tambor na traseira. 
Pontos positivos
Preço
Espaço Interno
Pontos negativos
Acabamento
Transmissão de apenas quatro marchas

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