Além do Barça, cidade de Girona também orgulha Catalunha

Paulo Leonardo - Do Hoje em Dia
12/09/2012 às 07:47.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:12
 (Paulo Leonardo/Hoje em Dia)

(Paulo Leonardo/Hoje em Dia)

Quando se fala na Catalunha, imediatamente vem à mente sua capital, a feérica Barcelona, uma das cidades mais animadas e vanguardistas da Europa. Mas por mais que os belos edifícios, monumentos, praias e agitos façam de Barcelona um dos mais procurados destinos turísticos do mundo, é verdade também que muita gente tem uma certa rejeição por ela justamente pelo fato de viver cheia de turistas.

Pois é possível vivenciar a cultura e o espírito catalães sem ter que, necessariamente, enfrentar “hordas” de turistas. Basta sair um pouco de Barcelona e explorar o interior da província. E Girona se destaca.

Trata-se de uma das mais antigas cidades da Espanha, e também das mais charmosas. Girona fica a menos de 100 quilômetros de Barcelona, seguindo por estradas muito bem conservadas. É um belo passeio, e se você for de ônibus – ou no carona do carro –, poderá admirar uma bonita paisagem do interior catalão.

Excursões diárias

Girona é uma cidade de porte médio (para os padrões espanhóis, 94 mil habitantes já formam uma cidade média), descolada, famosa pela sua história e seus antigos monumentos.

A excursão que fiz, a partir de Barcelona, custava 63 euros por cabeça, incluia um passeio pelo centro histórico e, depois, uma visita à vizinha Figueres, cidade natal de Salvador Dalí. Falaremos dela mais para frente.

Margens do Onyar

A viagem de Barcelona até Girona dura pouco menos de duas horas. O ônibus parou na entrada da cidade, próximo à antiga ponte sobre o rio Onyar, que separa a cidade antiga (“Vieja”) da moderna.

Da margem “moderna”, víamos os antigos e pequenos prédios, centenários, de cores do ocre ao vermelho. Ficamos sabendo que a ponte (“Pont de les Peixateries”), toda em ferro, foi projetada pelo mesmo escritório que desenhou a Torre Eiffel. É o cartão-postal da cidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por