Aliados na Grande BH

Bruno Moreno
bmoreno@hojeemdia.com.br
08/07/2016 às 23:25.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:13
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

O fim da aliança que apoiou a reeleição do prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB), principalmente com a saída do PSDB, não deve impedir as negociações de coligações entre as duas legendas em outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em Santa Luiza, por exemplo, onde a prefeita Roseli Pimentel é do PSB, os tucanos planejam participar da sua campanha à reeleição.

O distanciamento entre as duas siglas na disputa à sucessão na capital ocorreu porque Lacerda optou por bancar o nome do executivo Paulo Brant para concorrer. No entanto, o PSDB preferiu lançar um candidato filiado ao partido e escolheu o deputado estadual João Leite.

Em outras cidades importantes da região, como Betim e Ribeirão das Neves, o PSB pretende lançar candidatura própria, e há negociações para que o PSDB apoie a aliança. No entanto, ainda não existe uma definição de como isso será feito.

Em Betim, o prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB) não buscará a reeleição por questões de saúde. Por isso, os tucanos têm mantido negociações com o empresário Wenceslau Moura (PSB), assim como com outras legendas.

Já em Contagem, que é a segunda maior cidade em número de eleitores na RMBH, a imensa coligação que fez parte do início do mandato do prefeito Carlin Moura (PcdoB) se desfez. Depois de vencer a eleição de 2012, Moura levou para seu governo desde o histórico parceiro PT, passando pelo PDT, que tem o vice João Guedes, e inclusive o próprio PSDB.

Agora, tanto os tucanos quanto os socialistas planejam candidaturas próprias para concorrer com o comunista, que deverá manter o apoio do PT e do PDT.

Na cidade, o fiel da balança pode ser o PMDB, que é assediado por todos os lados, e ainda não decidiu se será cabeça de chapa ou com quais legendas comporá uma aliança.

De acordo com o presidente estadual do PSDB, deputado federal Domingos Sávio, o único partido com o qual os tucanos não fazem aliança é o PT. Já uma fonte ligada ao PSB informou que não há direcionamento da executiva estadual para que não seja construída aliança com os tucanos nessas eleições.

Faltando menos de três meses para o primeiro turno das Eleições 2016, o cenário nas cinco cidades com o maior número de eleitores da Região Metropolitana de Belo Horizonte será definido nas próximas semanas.

Os partidos políticos têm menos de um mês para acertar as arestas e definir quais serão os candidatos e as composições das coligações. O prazo para as convenções municipais começa no próximo dia 20 e termina em 5 de agosto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por