O leitor que acompanha o HD Auto conferiu na edição passada as versões e os conteúdos do Fiat Cronos, sedã derivado do hatch Argo. O modelo fabricado na Argentina chega para dividir a gama de sedãs com o solitário Grand Siena. Isso mesmo, o veterano continua vivo mesmo após a chegada do sedã cordovês.
 
De acordo com executivos da marca de Betim, o Grand Siena continuará em linha para atender um segmento abaixo do Cronos, onde se posicionam versões de entrada do Chevrolet Prisma, Volkswagen Voyage e Renault Logan.
 
Como o leitor já conferiu, o Cronos terá quatro versões: Drive 1.3, Drive 1.3 GSR (automatizada), Precision 1.8 e Precision 1.8 AT6 (automática). Fomos até a fábrica de Betim e andamos nas duas opções de motores. Não havia uma unidade automatizada nesse primeiro encontro.
 
Questionados sobre a possibilidade de adotar a transmissão de seis velocidades automáticas ao motor 1.3 de 109 cv, os engenheiros afirmam que não há restrição técnica, no entanto garantem que a caixa GSR foi modernizada em relação à antiga Dualogic e oferece bom comportamento. Pessoalmente não é o que eu penso, mas não convém bater boca na casa dos outros.
 
Ao volante
Partindo da versão básica, o Cronos mostra comportamento mais ágil que seu irmão Grand Siena com motor 1.4. Mesmo com quatro adultos, o sedã se mostrou esperto em arrancadas de ladeira. 
 
A versão 1.8 de 139 cv é bem mais atlética. Acelera rápido e surge como a opção mais potente entre os sedãs compactos comercializados atualmente, superando em cavalaria o Volkswagen Virtus, com seu motor 1.0 turbo de 128 cv e 20 mkgf de torque.
 
A posição de dirigir é bastante agradável e mais elevada, o que inclusive favorece o espaço interno, que conta com o mesmo entre-eixos do Argo. Segundo os engenheiros, a ideia era não esticar tanto a traseira (como no Virtus). No entanto, chamou atenção o fato de o assento traseiro ser um tanto curto em profundidade, como se faltasse espuma para apoiar a coxa.
 
O acabamento do Cronos é simples, mas bem construído. O porta-malas de 525 litros é grande, mas a caixa de roda e os braços rígidos acabam roubando espaço na bagagem de objetos mais volumosos.
 
O Cronos fará sua estreia no dia 21 de fevereiro, quando seus preços serão anunciados. Além de Argentina e Brasil, o modelo será vendido em toda a América do Sul e Central, com exceção do México.