Aplicativo 'MG App' facilita a vida do cidadão com cesta de serviços estaduais

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
25/11/2016 às 07:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:48

Minas Gerais tem uma população que beira os 21 milhões de habitantes. É praticamente duas vezes a população de Portugal. E este imenso contingente de cidadãos depende de uma série de serviços prestados pelo Estado. Este, por sua vez, demanda um exército de servidores públicos e contratados para atender as inúmeras necessidades de cada cidadão.

E como fazer a máquina burocrática trabalhar de maneira mais eficaz e sem onerar ainda mais o Estado? Um caminho para dinamizar o atendimento e desafogar os gastos públicos está na tecnologia, mais precisamente no bolso, na bolsa e na palma da mão de todos nós, que não conseguimos viver sem um smartphone.

A ideia é interessante e inteligente. Hoje, grande parte da população possui um smartphone, então, por que não utilizar esse canal para facilitar a vida do cidadão? Para se ter uma ideia, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), há no país 178 milhões de aparelhos e, até 2018, serão 238 milhões de telefones ativos.

Assim, a solução foi permitir que o usuário tenha acesso a informações e serviços que vão desde a emissão de segunda via de conta de água e luz a certidões negativas, dentre outros, sem a necessidade de se deslocar a um órgão público ou telefonar para uma unidade de atendimento. Bastam apenas alguns cliques na tela. Isso faz com que o cidadão poupe tempo e o Estado não se sobrecarregue ainda mais.

Sendo assim, uma dessas soluções é o aplicativo MG App, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), sob coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Disponível desde o início do ano para aparelhos que rodam os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone, o MG App já registrou mais de 100 mil downloads.

O aplicativo é bastante simples e não demora nada para ser baixado, permitindo acesso a serviços e dados de órgãos como Detran, Copasa ou Cemig, assim como a localização de postos de atendimentos do UAI e até mesmo delegacias da Polícia Civil, entre outros.

Praticidade
Gustavo Miranda trabalha com compra e venda de carros usados. E nesse ramo, muitas vezes a demora em tomar uma decisão pode custar um bom negócio, assim como a pressa pode fazer com que o negociante leve “gato por lebre”.

“O aplicativo é muito bom, pois sempre visito feiras atrás de bons negócios e pelo telefone eu consulto a situação do carro, sem a necessidade de ter que abrir o site do Detran pelo celular. É muito mais prático”, explica o vendedor.

O MG App ainda permite que uma pessoa que dependa de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possa consultar se o medicamento de que precisa está disponível no posto da cidade onde mora.

A aposentada Rosângela Moreira também descobriu o aplicativo e consulta onde encontrar seu remédio controlado, em Contagem. “Minha nora foi quem instalou para mim. Às vezes a farmácia onde eu retiro o remédio para hipertensão não tem, aí eu procuro no aplicativo onde posso retirá-lo. Tem me ajudado bastante”, afirma a aposentada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por