Aposentada invade Rio+20 para protestar por moradia

Tiago Rogero
21/06/2012 às 19:26.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:00

Uma senhora de 62 anos roubou a cena ao tentar correr para o palco durante pronunciamento do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, no Parque dos Atletas, durante evento da Rio+20. A aposentada Ivanete Lopes da Silva conseguiu entrar sem credencial e precisou ser contida pelos seguranças. Logo em seguida foi encerrado o painel, no pavilhão do governo do Rio.

Com o início da reunião de cúpula dos chefes de Estado, na quarta-feira, a entrada no Riocentro está restrita a credenciados para a Rio+20 e funcionários dos pavilhões. Ivanete admitiu que não era um, nem outro. "Entrei graças a Ele", disse, exibindo um encarte com a foto de Jesus. Ela queria se manifestar porque a casa onde mora, na favela Parque União, no Rio, está "com risco de desabar". Apesar da truculência dos seguranças, a aposentada disse não estar machucada.

O anfitrião, governador Sergio Cabral (PMDB), apesar de anunciado pelo mestre de cerimônias, não compareceu. Foi representado no evento, promovido pelo Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (Iclei, na sigla em inglês), pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc. A organização prometia a participação da presidente Dilma Rousseff e da secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, mas ambas não apareceram.

No discurso, Ban Ki-moon afirmou que "no mundo globalizado, há poucas diferenças entre governos locais e federais". "Os prefeitos lideram os exemplos de desenvolvimento sustentável. No Brasil, Curitiba (PR) é um exemplo", disse.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por