Aprovado em primeiro turno PL que assegura o diagnóstico de câncer em 30 dias pelo SUS

Da redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
14/04/2016 às 18:13.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:56
 (Abrale/Divulgação)

(Abrale/Divulgação)

Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (14) em primeiro turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)um Projeto de Lei que assegura por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) a realização, em até 30 dias, dos exames destinados ao diagnóstico de câncer no Estado.

A proposição foi aprovada na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Saúde, com a emenda nº 2, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).  

Segundo o autor do projeto, deputado Doutor Wilson Batista (PSD), a finalidade é possibilitar que aqueles que possuam a suspeita de neoplastia maligna (câncer) possam comprovar o diagnóstico rapidamente, evitando o início tardio do tratamento. Segundo informa o deputado, a literatura médica indica esse como o principal causador da alta mortalidade da enfermidade.

A primeira emenda retirou a especificação dos tipos de exames abrangidos e fez adequações à técnica legislativa.

A contagem do prazo se dará a partir de laudo médico que especifique as manifestações clínicas que indiquem a hipótese diagnóstica de neoplasia maligna.

A emenda nº 2, aprovada, retira do texto do substitutivo o artigo que autorizava a Secretaria de Estado de Saúde a complementar, em até dez vezes, o valor estabelecido na Tabela Única de Procedimentos do SUS para a realização dos exames de que trata o projeto. A justificativa para a supressão é que o dispositivo aumentaria as despesas de caráter continuado para o erário.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por