Atenção redobrada com as lâmpadas pode evitar chateações nas rodovias

Da Redação
veiculos@hojeemdia.com.br
22/10/2016 às 11:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:20
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Desde de quinta-feira a lei que obriga motoristas a trafegarem com o farol baixo acesso em rodovias voltou a vigorar. Daí, quem for pego com as lâmpadas apagadas receberá multa de R$ 84,13 e ainda terá quatro pontos anotados no prontuário do condutor. E para evitar prejuízo no bolso e o risco de estourar o limite de pontos na carteira de motorista, a dica é ficar atento com o funcionamento das lâmpadas. 

Fabricantes estipulam que a vida útil das lâmpadas dos faróis é de aproximadamente 50 mil quilômetros. No entanto, o valor de referência é válido para acendimento apenas durante a noite. E com o uso diurno a vida útil tende a cair pela metade. 

Algumas marcas oferecem modelos de vida útil estendida. No entanto, vale a pena conferir os preços, pois a comodidade pode sair mais cara que a compra de dois pares das unidades convencionais. 

Imprevisível
Conhece aquele senso comum que diz que o gás sempre acaba na hora de preparar o almoço? Com os faróis a obviedade é a mesma e a lâmpada sempre queima quando está em uso. Lógico! Desta forma, o mais recomendável é sempre verificar o funcionamento dos faróis antes de sair de casa, na garagem mesmo. Basta acendê-los contra a parede e conferir se um dos lados está mais fraco ou apagado. Parece bobagem, mas pouca gente tem esse cuidado. 

Outra dica que pode ajudar o motorista a ser pego de surpresa é ficar atento aos sinais de desgaste do componente. As lâmpadas velhas tendem a escurecer o revestimento, o que indica que poderá queimar em pouco tempo. 

Isso acontece porque o filamento de tungstênio, que é a parte incandescente e provoca a iluminação, tende a eliminar partículas que vão se acumulando no vidro da lâmpada e, consequentemente, reduzindo o brilho e também o tempo de uso.

Nesse caso, a recomendação é ter sempre um par de lâmpadas de reserva. E caso uma delas venha a queimar, o ideal é trocar as duas. Pois, se uma apagou a outra não demorará a deixar o motorista na mão. Não deixe de verificar também as lentes dos faróis, que podem apresentar infiltrações e que levam à queima da lâmpada. 

São cuidados simples e baratos, pois modelos convencionais custam em média R$ 15 e são bem mais baratas que a multa, além tornar a condução mais segura.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por